aluno

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014
Disciplina:Gestão Estratégica
Professor: Norival Carvalho Cunha DATA: 11/12/2014
Alunos:






Trabalho: A Reinvenção do Automóvel Valor:

Em 1886, Karl Benz rodou na Alemanha no primeiro automóvel movido a gaso¬lina. Em 2002, a General Motors apresentou no Salão do Automóvel de Paris seu protótipo operacional de um autom6vel movido a hidrogênio.
Cerca de 100 anos depois dopasseio de Benz, havia cerca de 500 milhões de automóveis no planeta. Em 1997, o número era quase 700 milhões. Em 2020, o numero de veículos poderia cres¬cer para 1,1 bilhão. No final do século XX, das 50 maiores empresas do setor de transformação, em todo o mundo, 13 eram empresas automobilísticas, que empre¬gavam 2,5 milhões de trabalhadores. Outros 7,5 milhões de trabalhadores estavam empregados nosdemais segmentos da cadeia produtiva (postos de serviços, oficinas mecânicas e nos fornecedores da indústria automobilística). Apesar desses números, a indústria automobilística estava em uma encruzilhada.
• O mercado havia parado de crescer, enquanto a capacidade de produção se expandia. As fabricas operavam apenas 70% de sua capacidade. A população envelhecia e a taxa de crescimentopopulacional diminuía principal¬mente nos Estados Unidos, Europa e Japão, onde rodavam 75% de todos os automóveis. A expansão do Mercado dependeria dos países emergentes.
• Problemas como o custo da infra-estrutura viária, a poluição atmosférica e sonora, a ocupação do solo, os acidentes e congestionamentos passaram a ser apontados como custos sociais que obscureciam os benefícios econômicos do automóvel eda indústria automobilística. Diversos países haviam criado restrições para a emissão de poluentes e a circulação de automóveis.
• Os executivos das empresas automobilísticas afirmavam que muitos dos pro¬blemas do automóvel dependiam de outros e não deles. Por exemplo: os motoristas poderiam ser mais responsáveis, dirigindo com cuidado para evi¬tar acidentes e usando racionalmente o combustível;os gestores dos siste¬mas viários poderiam trabalhar para reduzir congestionamentos.
O FIM DO PETROLEO
O principal problema do automóvel a gasolina, no entanto, era a própria gaso¬lina. Em 2003, restavam 35 anos de petróleo barato, talvez não mais que 20 anos. Inevitavelmente, o preço do petróleo subiria. As empresas petrolíferas já se prepara¬vam para um futuro sem petróleo. Sua estratégiahavia mudado, da produção para o refino, a distribuição e a venda em postos de gasolina.

O AUTOMOVEL A HIDROGENIO
Em contraste com esse cenário, o motor a hidrogênio prometia um futuro livre de poluição, do barulho e da dependência do petróleo do Oriente Médio. Empresas de energia e praticamente todos os fabricantes de automóveis trabalhavam para desen¬volver o hidrogênio como fonte de energia.Os motores a hidrogênio usam as célulasde combustível, que são pilhas elétricas de carregamento renovável. As células con¬vertem os elétrons do hidrogênio em eletricidade para movimentar o veiculo. Os íonsrestantes do hidrogênio são combinados com o oxigênio, para produzir apenas vaporde água, em vez dos poluentes do motor a gasolina. Cerca de 60% da energia produ¬zida pelas células são usados paramovimentar o veiculo, em contraste com a eficiência máxima de 30% conseguida no motor a gasolina. Em 2002, a General Motors apresentou um modelo com inovações que poderiam tornar-se o padrão da indústria automobilística do futuro.
• O produto que o consumidor poderia comprar era um chassi com as células de combustível. Qualquer carroceria poderia ser colocada em cima dos chassis. O numero decélulas de combustível poderia variar, dependendo danecessidade de energia de cada veiculo, não sendo mais necessário fazer um motor especifico para cada tipo de veiculo.
• Para guiar, frear, acelerar e desempenhar outras funções na condução do automóvel havia sistemas eletrônicos, comandados porsoftware. No futuro, quando o carro se popularizasse, o software teria que ser periodicamente renovado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aluno
  • Aluno
  • Aluno
  • aluno
  • aluno
  • aluno
  • Aluno
  • aluno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!