Aluno: sujeito construtor e construído da sociedade

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

LILIANE COCUZZI















aLUNO: sUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE

















Guarulhos
2011


Liliane Cocuzzi

















aLUNO: sUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE








Trabalho apresentado aoCurso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico e Psicologia da Educação.


Prof. Okçana Battini, Marcia Bastos de Almeida, Bernadete Strang e Carlos Eduardo de Souza Gonçalves.








Guarulhos

2011



IntroduçãoTem como objetivo, explicar que é necessário conhecer para poder ensinar. A criança é um cidadão em desenvolvimento, é como um cristal que necessita ser carregado com muito cuidado para poder atravessar todas as fases de seu desenvolvimento, compreendendo-se como sujeito construtor da realidade social. Não existe aluno sem professor, nem professor sem aluno, um necessita do outro paradesenvolver-se.
Educar nos dias atuais, necessita um bom conhecimento para a realização de um trabalho com qualidade e satisfação não só para quem acompanha o crescimento dia-a-dia da criança, mas principalmente para a satisfação do professor.
Estudar, conhecer, aprender,e a boa vontade são fatores que formam a pessoa para si, para seus familiares e para um futuro profissional pedagógico.ALUNO: SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE


Numa perspectiva psicológica, o interesse da teoria reside nas idéias de que esta desenvolve sobre a criança, sobre a natureza do seu pensamento e sobre as etapas do seu desenvolvimento. Para quem necessita conhecer e estudar o desenvolvimento da criança, a teoriaé útil: "Como pensa a criança?".
A criança pré-escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental entre a ação e a operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto. Além disso, é uma fase de preparação para o período seguinte.
A criança vai pouco a pouco diferenciar e integrar os esquemas de ação entre si, ao mesmo tempo em que se separa, enquanto sujeito, dos objetos,podendo, por isso mesmo, interagir de forma mais complexa com eles.
Qual a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem?
A aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, seja ela obtida de forma sistemática ou não. O desenvolvimento seria uma aprendizagem no sentido lato e ele é o responsável pela formação dos conhecimentos.
O conhecimento sedá através da interação do indivíduo com o mundo, em constantes processos de assimilação, acomodação e reorganização de dados.
O desenvolvimento se dá através da relação do aluno com o meio em que vive. O conhecimento é construído a partir da ação do sujeito sobre o objeto. Conhecer algo não significa parafrasear a realidade, o sujeito deve ser capaz de observar e modificar o objeto, fazendo partee compreendendo como se realizou todo o processo.
Para estimular o desenvolvimento dos alunos, deve-se considerar a individualidade e respeitar os níveis de desenvolvimento no que se refere à assimilação dos esquemas de elaboração mental.
O professor, no papel de orientador, deve apresentar atividades estimulantes para que o próprio aluno descubra os caminhos que o levam a ser mais criativo,conhecedor, participante e transformador da sua realidade.
A valorização da cultura do aluno, é a chave para o processo de conscientização. Um dos desafios contemporâneos da escola, é atribuir para a formação moral e ética dos alunos cidadãos. É fundamental que, nos espaços educativos, seja construída e problematizada a participação do indivíduo na vida pública – o que demanda a consciência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O aluno como sujeito construtor e construido pela sociedade
  • ,, , Como fazer com que seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade
  • Sujeito construtor e construído pela sociedade
  • Sujeito construtor e construido pela sociedade
  • Sujeito construtor e construido pela sociedade
  • Sujeito construtor e construído pela sociedade.
  • O aluno como construtor e construído pela sociedade
  • Compreensão do aluno como sujeito construtor e construído pela sociedade relação professor-aluno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!