Aluna

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014







Invertebrados: Filo Molusco e Aplicação Biotecnológica






Curso: Agronomia
Disciplina: Zoologia
Docente: Prof. Sérgio Marone
Discente: Jõao Silva
Data: 01/07/2013



Junqueiropolis – SP
Julho de 2013


Introdução

O Reino Animalia é dividido, artificialmente, em invertebrados e vertebrados (esses últimos, ospossuidores de espinha dorsal e caixa craniana). Essa divisão tem como único objetivo facilitar o estudo dos animais.
Chamamos de invertebrados os animais que não possuem coluna vertebral nem crânio. São exemplos: as esponjas, as águas-vivas, os vermes causadores da esquistossomose (barriga-d’água), as lombrigas, os polvos, as minhocas, as formigas e as estrelas-do-mar.
Os filos dos poríferos,cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos são os representantes desse grupo. Assim, de parasitas a fonte de alimentos, esses seres fazem parte de nossas vidas e dia a dia.
Esses animais vivem em lugares diferentes, como em terra firme, na água doce e água salgada; e em regiões muito frias ou muito quentes. Eles somam mais de 95% das espécies queexistem em todo o mundo, ou seja: quase todos os animais que existem no planeta são invertebrados.
O numero de patas nesse grupo varia bastante: há desde animais sem nenhuma àqueles que apresentam mais de cem patas. Quanto a locomoção, a maioria consegue ir de um lugar para o outro sem dificuldade, mas as esponjas do mar, por exemplo, depois de adultas, perdem os movimentos.
Existe um grupo deinvertebrados que se destaca bastante, já que é o que abriga o maior numero de espécies, ou seja, aproximadamente um milhão: é o grupo dos artrópodes. Tais seres vivos possuem o corpo coberto por uma carapaça bem resistente, que confere proteção e maior facilidade para se movimentarem.
O grupo escolhido para se tratar nesse trabalho foi o dos Moluscos, esse filo será especificado e uma proposta deação biotecnológica com um de seus integrantes será feita.

Filo dos Moluscos

Moluscos são enterozoários, triblásticos, celomados, protostômios, dotados originalmente de simetria bilateral. O sistema nervoso é ganglionar, com um gânglio cerebral e gânglios situados em outras partes do corpo, como nas estruturas locomotoras. Têm sistema digestório completo, com rádula em muitasespécies. Possuem sistema circulatório aberto, mas em polvos e lulas é fechado. Apresentam respiração pulmonar, ou branquial e sua excreção é executada por metanefrídios responsáveis pela remoção de excretas do liquido da cavidade pericárdica (cavidade celomática).

Aspectos Gerais.
Moluscos apresentam o corpo mole e não segmentado, recoberto pelo mando, uma película que em muitas espécies secreta aconcha da natureza calcárea. Moluscos ocupam o ambiente aquático (ostras, mariscos, caramujos, polvos, lulas); muitas espécies são de meio terrestre úmido (lesmas e caracóis). A diversidade é muito grande; constituem o segundo maior filo em numero de espécies.
A concha, correspondente ao exoesqueleto calcário da maioria dos moluscos, atua como um elemento de proteção contra predadores e contra aperda de água, principalmente nos moluscos de meio terrestre. A concha pode ser interna como na lula, ou ausente (lesma e polvo). É constituída por três camadas: a mais externa é a nacarada, com cristais de carbonato de cálcio dispostos paralelamente à superfície (isso lhe confere um aspecto liso e brilhante); a intermediaria é a prismática, também formada por cristais de carbonato de cálciodispostos perpendicularmente à superfície; a camada mais externa é a orgânica, também conhecida como perióstraco.
A formação da perola em ostras se da, na natureza, quando alguma partícula (como um grão de areia ou um parasita) se aloja entre a concha e o manto. Ocorre então o envolvimento da partícula pelo manto, que passa a secretar camadas concêntricas de carbonato de cálcio, constituindo uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • aluna
  • aluna
  • Aluna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!