Aluminio

Páginas: 15 (3542 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
Índice

1. Introdução 3
2. História do Alumínio 4
2.1. Produção atual do alumínio 5
3. Obtenção do alumínio – Processo de produção/ Mineração 6
3.1. Principais características do alumínio 7
4. Alumínio na Indústria 7
5. Aplicações do alumínio 8
6. Período do alumínio e sua localização na Tabela Periódica 10
6.1. Classificação 10
6.2. Distribuição Eletrônica 10
6.3. Tipos de reações 107. Propriedades físicas e químicas 11
8. Mitos e Curiosidades 11
8.1. Lacre da Lata 12
9. Precauções 13
10. Conclusão 15
11. Referências 16




1. Introdução

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostrama importância do alumínio para a nossa sociedade.
Hoje, o setor produtivo de alumínio está presente em oito macros regiões: na África, na América do Norte, América Latina; no leste e sudeste asiático, no centro-leste europeu e na Oceania. No total são 48 países que produziram, em 2006, mais de 23 milhões de toneladas de alumínio primário, segundo o International Aluminium Institute. Deles, osEstados Unidos é o maior produtor mundial, mesmo sem possuírem jazidas de bauxita.
O Brasil possui a terceira maior jazida de bauxita do planeta, é o quinto maior produtor de alumina e o sexto em alumínio primário.









2. História do Alumínio
Acredita-se que durante o nascimento do Sistema Solar o alumínio tenha se formado por meio de sucessivas colisões de átomos de hidrogênio emaltas temperaturas e fortes pressões.
A história do alumínio está entre as mais recentes no âmbito das descobertas minerais e uma das razões é o fato de não se encontrar alumínio em estado nativo, e sim a partir de processos químicos.
O Alumínio vem da bauxita, um tipo de lama, bem abundante na Terra. Cerca de cinco toneladas de bauxitas produzem uma tonelada de alumínio. Com alumínio, sãofeitos milhares de tipos de produtos: latas, esquadria, componentes de carros, aviões, panelas, estruturas de edifícios, ou seja, uma infinidade de variedades.
A descoberta do alumínio é relativamente recente. Em 1824, o dinamarquês Hans Christina Oersted conseguiu isolá-lo. Em 1854, o cientista francês, Henry Sainte-Claire Deville, conseguiu a obtê-lo por processo químico - usando cloreto duplo dealumínio e sódio fundido. Em 1886, o americano Charles Martin Hall e o francês Paul Louis Toussaint Héroult descobriram e patentearam, quase simultaneamente, o processo de obtenção de alumínio por meio de corrente elétrica. O processo de eletrólise ficou conhecido como Hall-Heróult.
O alumínio passou de um nobre metal usado em utensílios domésticos sofisticados para os ricos e nobres ou em obrasde arte para um metal usado em milhares de produtos demorou um pouco menos de um século. Em 1917, a indústria primária do metal chegou ao seu primeiro milhão de toneladas. Mas o seu aumento de escala se consolidou a partir de 1950. Hoje, a indústria de alumínio coloca 34 milhões de toneladas do produto no mundo, que vai para diversas tipos de indústria virar outros produtos.
A escala é grande e aestrutura da indústria é altamente globalizada. As maiores jazidas de bauxita estão em país tropicais ou subtropicais. Brasil, Austrália, África e Estados Unidos são exemplos de locais onde a indústria extrativista de minério é forte. São 46 países que extraem a bauxita, transformam em alumina e depois em alumínio. Já as indústrias que moldam, usinam e fundem o alumínio se espalham pelo planeta.Seja, em países altamente industrializados e com sofisticado parque industrial como o Japão ou Tigres Asiáticos ou em grandes centros industriais dos países em desenvolvimento.
Uma das características dessa industrialização é seu forte investimento em tecnologia tanto do lado da extração quanto do beneficiamento. Como exemplo, podemos pegar a própria indústria de latas e o caso brasileiro. Entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • ALUMINIO
  • ALUMINIO
  • Alumínio
  • Aluminio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!