Aluminio

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
ANA PAULA VIEIRA DOS SANTOS

ALUMÍNIO

Trabalho de Química apresentado ao curso de
Graduação em Engenharia Elétrica na Faculdade
Anhanguera Educacional LTDA.

Prof.ª: TATIANA NOGUEIRA

Niterói
Ano: 2012
INTRODUÇÃO

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Possui símbolo Al, sendo um metal levee macio, mas resistente, utilizado em diversos produtos do dia a dia. Sua cor é um cinza fosco devido aos elementos presentes em sua composição.
É um dos metais mais versáteis, pois, a partir dele, pode-se confeccionar, além de panelas, o papel-alumínio (que, por ser atóxico, é utilizado para proteger alimentos), painéis coletores de energia solar e muitas outras coisas.
Hoje, o setor produtivode alumínio está presente em oito macros regiões: na África, na América do Norte, América Latina; no leste e sudeste asiático, no centro- leste europeu e na Oceania. No total são 48 países que produziram, em 2006, mais de 23 milhões de toneladas de alumínio primário, segundo o International Aluminium Institute. Deles, os Estados Unidos é o maior produtor mundial, mesmo sem possuírem jazidas debauxita. O Brasil possui a terceira maior jazida de bauxita do planeta, é o quinto maior produtor de alumina e o sexto em alumínio primário. A produção Brasileira de alumínio primário, em 2006, foi de 1,6 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL, 2007).

MÉTODOS DE OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO
A bauxita é a principal matéria-prima utilizada na indústria do alumínio, umminério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. Trata-se de uma rocha constituída, principalmente, de minerais hidratados de alumínio. Cerca de 95% da produção mundial de bauxita são utilizados na produção de alumina.
Em 1986 dois cientistas, Charles Martin e Paul Louis Toussaunt Héroult, descobriram simultaneamente uma técnica práticae econômica para produzir alumínio a partir de seus óxidos ( alumina – (Al2O3), processo conhecido como, Processo Hall – Héroult. Neste processo, o alumínio é produzido pela redução eletrolítica da alumina (Al2O3) dissolvida em um banho de fluoretos.
Esse banho eletrolítico usado é criolita (Na3AlF6), que é o melhor solvente da alumina. As funções principais do eletrólito são permitir uma boadissolução da alumina e permitir uma boa separação física das fases produzidas durante a eletrólise (eletrólito – alumínio).
O processo se desenvolve em fornos especiais revestidos de carbono, e esses fornos são ligados a um circuito elétrico, em série, que fornece corrente continua também chamados de cubas eletrolíticas, que operam a aproximadamente 960°C, onde o minério é transformado em aluminacalcinada, a qual posteriormente será utilizada no processo eletrolítico. Através de uma reação química, a alumina será precipitada através do processo de cristalização por semente. O material cristalizado é lavado e secado através de aquecimento para que o primeiro produto do processo de produção do alumínio, o óxido de alumínio de alta pureza, ou alumina (um pó branco e refinado), seja obtido.As principais fases da produção de alumina, desde a entrada do minério até a saída do produto final se resume em um circuito básico simples, conforme a figura abaixo:

APLICAÇÃO DO ALUMÍNIO
A utilização do alumínio excede a utilização de qualquer outro metal, com a exceção do ferro, tendo uma enorme importância na economia mundial.
O alumínio é, largamente, utilizado em indústrias que requeremmaterial resistente, leve e facilmente moldável.
Um dos segmentos em que a aplicação do alumínio tem evoluído mais rapidamente no mundo é o automotivo e de transportes.
Em veículos automotivos comerciais, nos quais os custos de manutenção e a economia de operação em longo prazo são cruciais, o alumínio é extensivamente utilizado em carrocerias, e peças internas como pistões, blocos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • ALUMINIO
  • ALUMINIO
  • Alumínio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!