Aluminio e suas utilizações

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
O alumínio e suas inúmeras utilizações.

O alumínio constitui o metal não-ferroso mais abundante na crosta terrestre, o que contribui para sua utilização em larga escala. Em vários setores dediversas industriais, o aço já está sendo substituído por ele. Alguns fatores contribuem para essa ação:
1) Pode ser reciclado infinitas vezes, havendo uma diminuição no impacto ambiental;
2) Pesa umterço do peso do aço;
3) Não possui características toxicas, o que permite o uso em utensílios domésticos, embalagens de medicamentos e outros;
4) É um dos metais que melhor conduzem o calor, possuicondutibilidade elétrica;
5) Não permiti a passagem de umidade, oxigênio, odor e luz;
6) Fácil de ser trabalhado, pode assumir as mais diversas formas e receber os mais diferentes acabamentos,adequados à inúmeras aplicações; Dentre outras utilidades.
O alumínio fundido dissolve outros metais e substâncias metaloides como o silício (que atua como metal). Quando o alumino se resfria e sesolidifica, alguns dos constituintes da liga podem ser retirados em solução sólida. Isto faz com que a estrutura atômica do metal se torne mais rígida. Os átomos podem ser visualizados como sendo arranjadosem uma rede cristalina regular formando moléculas de tamanhos diferentes daqueles do elemento de liga principal. A principal função das ligas de alumínio é aumentar a resistência mecânica semprejudicar as outras propriedades. Assim, novas ligas têm sido desenvolvidas combinando as propriedades adequadas a aplicações especificas. A descoberta do “envelhecimento” das ligas que contem magnésio esilício, conduziu ao desenvolvimento das principais ligas estruturais utilizadas hoje na engenharia.
Em certas situações o aço já vem sendo substituído pelo alumínio. Por exemplo, nas montadoras deveículos motorizados, é mais proveitoso usar ligas de alumínio, pois este implica numa diminuição de até 40% no peso de componentes automotivos, enquanto a utilização do aço de alta resistência diminui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matrizes utilizações
  • aluminio
  • aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • ALUMINIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!