Alumínio

Páginas: 12 (2840 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
Introdução

Esta é nossa introdução sobre a fabricação do material, e o inicio disso tudo está no
próprio material, em uma coisinha bem pequenininha chamada átomo.
O átomo, que não dá para a gente ver nem com um microscópio, determina se o material é aço, alumínio, plástico, madeira ou ar. Estabelece a maneira como cada material se comporta na natureza e também como ele “funciona” diante dosprocessos de fabricação e da utilização do dia-a-dia.
O conhecimento dos fatores que governam as propriedades dos materiais é importante para o profissional da indústria mecânica, cuja função é produzir materiais e peças com propriedades que atendam às mais diversas aplicações e solicitações de uso.
Esses fatores estão relacionados com a estrutura geral do átomo que, no final, diferencia ummaterial do outro. Sabendo isso, é possível prever o que vai acontecer quando um material é aquecido, resfriado, dobrado, esticado, torcido, lixado, cortado. Ou seja, tudo o que você faz quando quer fabricar qualquer coisa. O assunto é fascinante. Parece até mágica, mas não é. São apenas algumas leis da Química e da Física, trabalhando para a gente.

Por que o alumínio é mais leve que o ferro?
Aresposta a essa pergunta aparece quando a gente conhece as propriedades dos materiais. Elas são a “personalidade” deles. E conhecê-las é importante, porque, quando queremos fabricar qualquer produto, não basta apenas conhecer a tecnologia de como fabricá-lo, tem que saber suas propriedades técnicas.

O alumínio é um metal com características excepcionais: é leve, resistente à corrosão, bomcondutor de calor e eletricidade. Reflete a luz, possui coloração agradável e tem um baixo ponto de fusão: 658ºC. Por isso, a utilização mais comum que conhecemos do alumínio, além das panelas da cozinha, é como embalagem: desde o creme dental, passando pelos remédios, alimentos e bebidas, incluindo nossa sagrada cervejinha.

Nesse trabalha conheceremos mais sobre o alumínio, a obtenção da matéria, suafabricação, suas características físicas e químicas, bons estudos para todos nos.


















Sumario

Matéria, energia transformações e substâncias conheçam mais sobre o alumínio.

Conteúdo Pag.

Introdução ao alumínio. 03
Obtenção do alumínio . 04
Como se faz alumínio . 04
O processo do alumínio passo a passo . 06
PrincipaisCaracterísticas . 07
Propriedades do alumínio . 08

Relatórios
Introdução ao alumínio . 11
Fluxograma do alumínio. 12

Bibliografia . 13
































Introdução ao alumínio

Quando comparamos a história do alumínio com a história do ferro oudo cobre, descobrimos que sua utilização é muito recente. Ela só se tornou realidade, com o desenvolvimento tecnológico proporcionado pela Revolução Industrial. O engraçado de tudo isso é que o alumínio é um metal retirado de um minério chamado bauxita, que existe em grande quantidade na natureza. Na verdade, cerca de 8% da crosta terrestre são
constituídos pelo alumínio. Isso o torna o metal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • ALUMINIO
  • ALUMINIO
  • Aluminio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!