alumínio

Páginas: 7 (1568 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SUMÁRIO






















OBJETIVOS

Analisar a influência de alguns fatores que afetam a velocidade de uma reação química (oxidação do alumínio em meio ácido), tais como: a concentração dos reagentes, a superfície de contato entre os reagentes e a temperatura de reação.























INTRODUÇÃO TEÓRICA

O alumínio, em sua formametálica, foi obtido em laboratório pela primeira vez em 1825, pelo dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851). Estudando o fenômeno da condutibilidade elétrica, Oersted obteve cloreto de alumínio (AlCl3) a partir do óxido de alumínio (Al2O3). O sal foi, então, tratado com amálgama de potássio (mistura homogênea contendo potássio e mercúrio), obtendo-se amálgama de alumínio que, posteriormente,foi decomposta originando mercúrio e alumínio. Mediante a evaporação do mercúrio, conseguiu-se isolar o alumínio como resíduo. Entretanto, esse metal só foi obtido com uma pureza adequada em 1827, através dos trabalhos de Friedrich Wöhler (1800-1882), que tomou a pesquisa de Oersted como base. A partir de então, pôde-se realizar um estudo mais detalhado sobre as propriedades desse metal. Nos dias dehoje, o alumínio é largamente utilizado em todo o mundo, e novos processos econômicos foram propostos para a viabilização de sua obtenção (Peixoto, 2001). Ao comparar o alumínio com outros metais de aplicação cotidiana, observa-se que este apresenta baixa densidade (2,7 g/cm3), baixa temperatura de fusão e ebulição (660 °C e 1800 °C, respectivamente), além das características gerais dos metais,como boa maleabilidade, ductibilidade, condutividade elétrica e brilho metálico. Em relação às suas propriedades químicas, o alumínio reage espontaneamente com o oxigênio do ar formando uma película protetora de óxido de alumínio sobre sua superfície, aumentando sua resistência a intempéries. Entretanto, essa camada apassivadora não impede sua oxidação por ácidos e bases fortes, mesmo quandodiluídos, ocasionando a corrosão do metal. Devido a essas características, o alumínio vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia, sendo sua utilização bastante variada: embalagens de alimentos e bebidas, fabricação de aquecedores solares e utensílios domésticos, fuselagem de aeronaves, barcos e automóveis, entre outros.
O alumínio é um elemento com caráter anfótero, sendo capaz de reagir comsoluções aquosas diluídas de ácidos e bases fortes (Lee, 2000). Em ambos os casos, a oxidação desse metal altera suas propriedades mecânicas, comprometendo muitas das suas aplicações. O estudo dos fatores que impeçam, ou mesmo retardem, a velocidade da corrosão de metais é de fundamental importância nos âmbitos econômico e social (Gentil, 1996). Desta forma, este trabalho teve por objetivo propor umconjunto de atividades, a partir de materiais simples e de baixo custo presentes no cotidiano, baseadas na análise da influência de alguns fatores que afetam a velocidade de uma reação química (oxidação do alumínio em meio ácido), tais como: a concentração dos reagentes, a superfície de contato entre os reagentes e a temperatura de reação.
“Uma reação química ocorre quando certas substânciassofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor para iniciar a reação.” - Líria Alves de Souza
“A ocorrência de uma reação química é indicada peloaparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, entre outros” - Líria Alves de Souza
“O que queremos dizer por “velocidade” de uma reação química?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • Aluminio
  • ALUMINIO
  • ALUMINIO
  • Alumínio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!