Aluicinação e Delírio - Resumo

473 palavras 2 páginas
ALUCINAÇÃO E DELÍRIO
Alucinação é uma disfunção senso perceptiva, na qual o indivíduo relata percepção vivida. (ver figuras, ouvir vozes, sons, gostos, etc.) Tudo o que pode ser percebido pelos sentidos, podem também ser alucinações. Para a pessoa que está alucinando, a percepção se ajusta a realidade, tendo total crença em relação àquilo que diz estar sentindo. O fenômeno alucinatório está relacionado a transtornos mentais razoavelmente graves.
Entre algumas causas de alucinações, podem-se introduzir as relações induzidas pelo uso de substâncias psicoativas e tóxicas, privação de sono, lesões e infecções cerebrais, esquizofrenia, entre outras..
As alucinações estão sempre ligadas a representações e ideias já conhecidas pelo indivíduo, e o significado dado a estas sensações é basicamente com o sistema de crenças e valores. Contudo, uma pessoa que diz ver discos voadores, certamente já possui imagens mentais isoladas deste objeto (conhecimentos armazenados), e as utiliza forma não intencional. Podemos citar vários tipos de alucinações, entre elas, as auditivas e visuais, as quais são mais frequentes, aparecendo sob a forma de sons um pouco confusos ou sob a forma de vozes (se referindo ou não ao indivíduo que está passando pela experiência), e visualmente, sendo que o indivíduo relata ver algo, porem não está recebendo o estímulo visual necessário.
Entre as alucinações visuais, podemos citar: Alucinações extra-campinas, quando o individuo visualiza cenas e objetos fora de seu campo visual como por exemplo, enxergar através de uma parede. E também as Alucinações autoscópicas, na qual o individuo se vê, fora de seu próprio corpo.
Cabe lembrar ainda das alucinações cenestésicas, que se referem às sensações relativas aos órgãos internos do corpo ou ao esquema corporal. Nestes casos, os pacientes sentem-se como tivessem “seu fígado revirado, seu pulmão vazio, etc.”.
Apresentar um delírio é um distúrbio grave do processo psíquico do pensamento, no qual a

Relacionados