Altimetria básica

Páginas: 28 (6766 palavras) Publicado: 31 de maio de 2012
Topografia 2 EEP

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA

Topografia Básica - Altimetria

 Engenharia Civil  Engenharia Ambiental

Prof. Antonio Carlos Silveira Coelho

Prof. Antonio Carlos Silveira Coelho

1

Topografia 2 EEP

1. Levantamentos Altimétricos Ou, simplesmente, nivelamento, é a operação que determina as diferenças de nível ou distâncias verticais entre pontos doterreno. O nivelamento destes pontos, porém, não termina com a determinação do desnível entre eles mas, inclui também, o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido (RN – Referência de Nível) para os pontos nivelados. Assim, segundo GARCIA e PIEDADE (1984): A altitude de um ponto da superfície terrestre pode ser definida como a distância vertical deste ponto à superfície média dos mares(denominada Geóide). A cota de um ponto da superfície terrestre, por sua vez, pode ser definida como a distância vertical deste ponto à uma superfície qualquer de referência (que é fictícia e que, portanto, não é o Geóide). Esta superfície de referência pode estar situada abaixo ou acima da superfície determinada pelo nível médio dos mares. Então, segundo ESPARTEL (1987): À altitude corresponde um nívelverdadeiro, que é a superfície de referência para a obtenção da DV ou DN e que coincide com a superfície média dos mares, ou seja, o Geóide. Altitude  Nível Verdadeiro À cota corresponde um nível aparente, que é a superfície de referência para a obtenção da DV ou DN e que é paralela ao nível verdadeiro. Cota  Nível Aparente A figura a seguir (GARCIA, 1984) ilustra a cota (c) e a altitude (h)tomados para um mesmo ponto da superfície terrestre (A). Torna-se evidente que os valores de c e h não são iguais pois os níveis de referência são distintos.

Segundo ESPARTEL (1987), os métodos de nivelamento utilizados na determinação das diferenças de nível entre pontos e o posterior transporte da cota ou altitude são: 13.1. Nivelamento Barométrico
Prof. Antonio Carlos Silveira Coelho 2 Topografia 2 EEP

Baseia-se na diferença de pressão com a altitude, tendo como princípio que, para um determinado ponto da superfície terrestre, o valor da altitude é inversamente proporcional ao valor da pressão atmosférica. Este método, em função dos equipamentos que utiliza, permite obter valores em campo que estão diretamente relacionados ao nível verdadeiro. Atualmente, com os avanços datecnologia GPS e dos níveis laser e digital, este método não é mais empregado. É possível, no entanto, utilizar-se dos seus equipamentos para trabalhos rotineiros de reconhecimento. Estes equipamentos são: a)Altímetro Analógico   constituído de uma cápsula metálica vedada a vácuo que com a variação da pressão atmosférica se deforma. Esta deformação, por sua vez, é indicada por um ponteiro associadoa uma escala de leitura da altitude que poderá estar graduada em metros ou pés (figura abaixo); este tipo de altímetro é dito compensado quando possui um dispositivo que indica a correção a ser feita no valor da altitude por efeito da temperatura.

b)Altímetro Digital   seu funcionamento é semelhante ao do altímetro analógico, porém, a escala de leitura foi substituída por um visor de LCD,típico dos aparelhos eletrônicos (figura abaixo); as altitudes são fornecidas com precisão de até 0,04m (0,015").

Prof. Antonio Carlos Silveira Coelho

3

Topografia 2 EEP



13.2. Nivelamento Trigonométrico Baseia-se na medida de distâncias horizontais e ângulos de inclinação para a determinação da cota ou altitude de um ponto através de relações trigonométricas. Portanto, obtém valoresque podem estar relacionados ao nível verdadeiro ou ao nível aparente, depende do levantamento. Segundo ESPARTEL (1987), divide-se em nivelamento trigonométrico de pequeno alcance (com visadas 250m) e grande alcance (com visadas 250m), sendo que para este último, deve-se considerar a influência da curvatura da Terra e da refração atmosférica sobre as medidas. Os equipamentos utilizados são:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Altimetria
  • Altimetria
  • Altimetria
  • Altimetria
  • altimetria
  • ALTIMETRIA
  • Altimetria
  • ALtimetria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!