Alternativas energéticas sustentáveis e políticas públicas para pequenas comunidades da amazônialternativas energéticas sustentáveis e políticas públicas para pequenas comunidades da amazônia: a comunidade de são josé a:

6352 palavras 26 páginas
.liberato@yahoo.com.br

ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS SUSTENTÁVEIS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PEQUENAS COMUNIDADES DA AMAZÔNIA: A COMUNIDADE DE SÃO JOSÉ

Harley de Freitas Liberato, M.Sc.

RESUMO

O presente trabalho faz um diagnóstico sócio-ambiental e do potencial energético da Comunidade de São José, localizada na Ilha de Terra Nova, no Município do Careiro da Várzea, Amazonas. A Comunidade de São José, apesar de estar localizada a poucos quilômetros de Manaus, não usufrui do sistema de abastecimento elétrico que atende a capital do Amazonas. Sua população utiliza grupos geradores a Diesel, sem um planejamento adequado, para o suprimento de suas necessidades energéticas. O autor faz um estudo das características sócio-econômicas da população-alvo, bem como das principais fontes renováveis de energia que podem ser utilizadas na região, para, na ótica da sustentabilidade, suprir a demanda de energia elétrica atual e futura da comunidade, respeitando a realidade sócio-econômica, bem como a paisagem da região.

1. INTRODUÇÃO

A demanda de energia per capita vem aumentando gradativamente no decorrer da história. O aumento do consumo e a diversificação das fontes de energia responderam às mudanças das necessidades sociais. Esse aumento da demanda explica a incorporação de novos recursos energéticos que se agregam sucessivamente aos que já existiam. Todavia, o aumento da demanda energética mundial ao longo da história, vem acarretando comprometimentos aos ecossistemas, inclusive na Amazônia que, apesar de pouco beneficiada pela geração de energia, sofre fortes impactos causados pela exploração de seus recursos energéticos.

A Amazônia é detentora de um vasto e diversificado potencial energético, tanto em fontes não-renováveis de energia, quanto em fontes renováveis. Entretanto, fatores políticos, tecnológicos, econômicos e geográficos acabam restringindo o aproveitamento eficiente desse potencial. Modelos energéticos

Relacionados