Alteridade

Páginas: 2 (294 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
Alteridade
Descoberta proporcionada pela distância em relação a nossa sociedade: “aquilo que tomávamos por natural em nós mesmo é, de fato, cultural; aquilo que eraevidente é infinitamente problemático” (Laplantine, 1996:21).
Daí a necessidade na formação antropológica do “estranhamento”, isto é, a perplexidade provocada pelo encontro dasculturas que são para nós as mais distantes, levando tal encontro à modificação do olhar que se tinha de si mesmo.
Presos a uma única cultura ficamos cegos às outras e míopes emrelação a nossa.
A experiência e elaboração da alteridade levam a ver aquilo que nem se consegue imaginar devido à dificuldade em prestar atenção ao que é habitual, familiar,cotidiano e considerado evidente.
Através da experiência da “diferença” passa-se a notar que o menos dos comportamentos não é natural, causando surpresa sobre nós mesmos.O conhecimento antropológico de nossa cultura passa pelo conhecimento das outras culturas.
Para a antropologia o que caracteriza “unidade” do homem é sua aptidão parainventar modos de vida e formas de organização social muito diversos. O que seres humanos têm em comum é a capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes,línguas, modos de conhecimento, instituições, jogos muito diversos.
O projeto antropológico consiste no reconhecimento e conhecimento junto com a compreensão de humanidade plural.A abordagem antropológica provoca a revolução do “olhar”, implicando num descentramento radical, ruptura com a idéia de há um “centro do mundo”.
Descoberta da alteridade édescobrir relação que nos permite deixar de identificar nossa pequena província de humanidade como a humanidade e assim deixar de rejeitar o presumido “selvagem” fora de nós.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alteridade
  • Alteridade
  • Alteridade
  • O que é alteridade?
  • ALTERIDADE
  • Alteridade
  • Alteridade
  • ALTERIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!