ALTERAÇÕES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS CLÁSSICAS E ASPECTOS PSICOFISIOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO: LEUCEMIA.

4535 palavras 19 páginas
ALTERAÇÕES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS CLÁSSICAS E ASPECTOS PSICOFISIOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO: LEUCEMIA.

Fortaleza – CE
Abril de 2014.
Resumo

O presente trabalho visa esclarecer as implicações causadas pela Leucemia, uma doença altamente agressiva com complicações perigosas para a saúde, as alterações que podem ocorrer no sistema imunológico, as doenças psicossomáticas que podem se desenvolver durante a doença, como também a importância da intervenção psicológica na qual deve ser oferecida como forma de amparo emocional aos pacientes, levando em consideração também a importância do modelo Biopsicossocial nesse processo, considerando fatores biológicos, emocionais, afetivos e sociais, garantindo uma visão holística do ser humano. Dessa forma o presente trabalho propõe um conhecimento dos aspectos biológicos da doença e os psicossociais, garantindo um amparo psicológico não só ao paciente, mas também à família, um órgão altamente importante em todos os aspectos, levando assim em consideração a ação psicológica e o olhar sensível do Psicólogo quanto a noção de apoio e cuidado, onde a cura já se torna impossível ou de difícil alcance.

Introdução
A palavra Leucemia deriva do grego Leukós (branco) e haêma (sangue), significando sangue branco. O termo foi criado em 1827 pelo médico alemão Rudolf Virchow. (Santana-Lemos, Jácomo & Santos, 2007). Segundo a Associação Brasileira de Cancerologia, a leucemia é um câncer das células do sangue. As células cancerosas podem acometer toda a medula óssea, chegando ao ponto de impedir a produção de células normais do sangue (falência medular), o que leva a quadros variáveis de sangramento, infecção e anemia. Os principais tipos de leucemias são consequência do tipo de célula que deu origem a doença, sendo dividida em: leucemia mielóide e leucemia linfóide, ambas se apresentando como: aguda ou crônica. Sendo assim, os

Relacionados