Alteracao Nivel De Consciencia2012

1363 palavras 6 páginas
ALTERAÇÃO DA
CONSCIÊNCIA

Avaliação neurológica pelo enfermeiro Se caracteriza por estabelecer o exame neurológico inicial na admissão do paciente, identificar disfunções presentes no sistema nervoso, determinar os efeitos dessas disfunções na vida diária do mesmo e detectar situações de risco de vida.

O cérebro e a medula espinhal não podem ser diretamente inspecionados, percutidos, palpados e auscultados como os demais órgãos do corpo.
A
interpretação das alterações neurológicas é um processo técnico que exige extenso conhecimento acerca de neuroanatomia, neurofisiologia e neuropatologia. O profissional de enfermagem deve ser capaz de identificar no exame neurológico, os déficit que provocarão impacto sobre a vida do indivíduo, durante e após a internação, e implementar ações para adaptação do mesmo à lesão existente.

FUNÇÃO CEREBRAL
Nível de Consciência:

Reflete o grau de respostas à estímulos.
Conhecimento de si mesmo e do meio ambiente. O nível de consciência, que é a capacidade de despertar e dirigir a atenção, depende do sistema reticular ativador ascendente.

Entre a consciência e o coma existem diversas alterações do nível de consciência, entre eles:
Consciência

Confusão

Letargia

Obnubilação

Torpor

Coma

Consciente ou alerta: está acordado e tem conhecimento do que se passa com ele e no ambiente.
Confuso: Desorientado no tempo, espaço e pessoa. Períodos curtos de atenção, dificuldade na memória, dificuldade em obedecer comandos, pode ter alucinações, agitação, impaciência e irritação.

Letárgico ou sonolento: quando não perturbado, dorme, mas pode ser acordado facilmente pelo som da voz ou ao ser tocado. Uma vez acordado pode responder às perguntas.
Obnubilação:
desperta quando estimulado. Responde verbalmente uma ou duas palavras, obedece a comandos simples, muito sonolento.

Torpor: Dorme, mas pode ser acordado por breve período de tempo por estímulo vigoroso. Responde aos estímulos dolorosos, mas as respostas verbais são

Relacionados