Altera o Musculoesquel tica silm ria

1151 palavras 5 páginas
Alteração Musculoesquelética
1. Durante a gravidez é comumente necessário para a mulher adaptar sua postura para compensar a mudança de seu centro de gravidade, como uma mulher faz isso será individual e dependerá de muitos fatores, como força muscular, extensão articular, fadiga e modelos de posição.
2. Em uma mulher não grávida, o centro de gravidade está localizado bem em frente à coluna vertebral, na altura dos rins. Mas na gestante, o centro de gravidade torna-se mais anterior, forçando a coluna vertebral.
3. Há uma tendência para o deslocamento para frente, devido ao crescimento uterino-abdominal e ao aumento das mamas. Para compensar, o corpo projeta-se para trás, amplia-se o polígono de sustentação, os pés se distanciam e a porção cervical da coluna alinha-se para frente.
4. A deambulação da gestante é comparada à dos gansos, sendo chamada marcha anserina, caracterizada por passos curtos e base de sustentação alargada mais à direita.
5. O peso do corpo aumentado deve resultar em mais pressão através da coluna, e aumentados esforços de torção nas articulações. As mulheres ficam desajeitadas e inclinadas a tropeçar e cair.
6. Os músculos abdominais e da região perineal passam a suportar mais peso, e muitos deles são solicitados em movimentos dos quais eles normalmente não participavam. Os ligamentos da pelve sofrem maior exigência e tornam-se mais um foco de dor.
As alterações posturais se tornam mais evidentes após a décima sexta semana de gestação, quando se percebe a hiperextensão dos joelhos, anteversão pélvica, causando aumento da lordose lombar e tensão na musculatura paravertebral, sobrecarga de peso nos pés e diminuição do arco longitudinal do mesmo. Então os pés ficam ligeiramente aplainados, há queda do arco plantar medial, e um aumento do seu comprimento, em alguns casos o pé pode até pronar.
1. As alterações posturais se tornam mais evidentes após a décima sexta semana de gestação, quando se percebe a hiperextensão dos joelhos, anteversão

Relacionados