Alterações temporais nas comunidades

Páginas: 5 (1205 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
INTRODUÇÃO
O domínio biogeográfico do planeta Terra é caracterizado por um complexo arranjo espacial de biomas, que varia na sua composição florística e nos respectivos elementos da fauna associados. A origem e manutenção das sucessivas paisagens do globo terrestre ao longo do tempo geológico têm atentado para os principais processos ecológicos e fatores históricos que culminaram com o padrãoatual de diversidade biológica e a divisão dos diferentes ambientes (TOLEDO e et. al, 1999 & DUARTE, 2004).
O entendimento da distribuição evolutiva de uma determinada paisagem pode ser alcançado através de dois enfoques complementares. O primeiro, efetuado através da caracterização dos processos históricos que permitiram que os sucessivos eventos culminassem com a estruturação das comunidadesbióticas atuais. Esses condicionantes podem ser traçados para diferentes escalas do tempo, e variam desde a origem evolutiva de um grupo, até as mais recentes modificações no meio ambiente como as mudanças climáticas nos últimos períodos biológicos. Nesses casos estão envolvidos, necessariamente, aspectos dos diferentes eventos da história terrestre que atuam no estabelecimento de áreas deendemismo, cuja agregação culmina em uma escala maior, em regiões biogeográficas (TOLEDO e et. al, 1999 & DUARTE, 2004)..
O segundo elemento, que está ligado ao tempo ecológico das populações e comunidades, volta-se à determinação das características ambientais predominantes que influenciam nas funções ecológicas e respectivas determinantes ambientais. Dessa forma, ambos os aspectos contribuem para oestabelecimento do padrão de distribuição das espécies de um determinado local (TOLEDO e et. al, 1999 & DUARTE, 2004).
A partir de sucessivas transformações de ecossistemas, influenciadas principalmente por fatores climáticos e por eventos geológicos, os ambientes vem sofrendo alterações temporais em suas comunidades. A composição atual de animais e plantas é resultado de uma dinâmica dedistribuição de espécies, através do tempo geológico (VIEIRA, I.C.G. et. al., 2007).
Assim, defini-se por comunidades, os conjuntos de espécies em interação sob determinadas condições ambientais. Em geral, as comunidades apresentam composição e organização complexas, sendo impraticável o estudo em sua totalidade, tendo a necessidade de simplificações como o reconhecimento de frações coerentes e de grupos deorganismos estruturadores das comunidades (CARPENTER et. al.;1985).
As espécies componentes de uma comunidade são sujeitas à ação de fatores abióticos e bióticos (interações com outras espécies) do meio, a ação dos fatores podem exercer pressão seletiva sobre adaptações para tolerarem e minimizarem as pressões diferenciação do nicho ecológico. Alguns fatores interferem no ambiente e a afetam asobrevivência dos organismos, também chamados de fatores limitantes; e proporcionam alterações no nível de desenvolvimento das comunidades no decorrer do tempo.
Dependendo da posição no Globo terrestre a vegetação e os organismos têm uma característica própria. Sendo assim fatores como altitude, latitude e o clima vão influenciar diretamente na distribuição desses organismos, gerando diferentesbiomas, ecossistemas e comunidades e fazendo com que possa ocorrer em algumas regiões maiores distribuição de organismos.
A altitude influencia diretamente, pois como os raios solares aquecem a atmosfera através das radiações refletidas pela Terra, à medida que esta mais longe da superfície, menor é a temperatura. Quanto menor a altitude maior a temperatura e quanto maior a altitude menor atemperatura. Assim como na altitude, a temperatura varia de forma inversa em relação à latitude. Dessa forma, a latitude influi diretamente na existência dos diversos tipos de clima no mundo. As temperaturas variam conforme a latitude por causa da forma esférica e do eixo inclinado da Terra, o que faz os raios solares chegarem com intensidades variadas nas diversas regiões do planeta.
Nas áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alteraçoes
  • Comunidades
  • Comunidade
  • eficacia temporal
  • A dimensão temporal
  • Lobo temporal
  • A comunidade
  • comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!