Alterações na força máxima decorrente de diferentes intervalos de recuperação entre séries no treinamento de força

Páginas: 43 (10529 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEEVALE

ANA MARIA TAMS BATEZINI

ALTERAÇÕES NA FORÇA MÁXIMA DECORRENTE DE DIFERENTES INTERVALOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES NO TREINAMENTO DE FORÇA

Novo Hamburgo, RS 2011

ANA MARIA TAMS BATEZINI

ALTERAÇÕES NA FORÇA MÁXIMA DECORRENTE DE DIFERENTES INTERVALOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES NO TREINAMENTO DE FORÇA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisitoparcial à obtenção do grau de Especialista em Prescrição do Exercício Físico na Academia pela Universidade Feevale.

Orientador Prof. Me. Rafael Machado de Souza

Novo Hamburgo, RS 2011

ANA MARIA TAMS BATEZINI

Trabalho de Conclusão do Curso Prescrição do Exercício Físico na Academia, com título Alterações na Força Máxima Decorrente de Diferentes Intervalos de Recuperação entre Séries noTreinamento de Força, submetido ao corpo docente da Universidade Feevale, como requisito necessário para obtenção do grau de Especialista.

Aprovado por:

Prof. Me. Rafael Machado de Souza

Professor (Banca examinadora)

Professor (Banca examinadora)

Local e data de aprovação Universidade Feevale, dezembro de 2011

AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a DEUS, pela vida e por meguiar neste longo e árduo caminho. Agradeço à minha mãe Teresinha, pelas orientações e lições de vida, que me ensinou à sempre escolher o melhor caminho para seguir e ajudou a me tornar a pessoa que sou. Agradeço à Cissa, pessoa maravilhosa, pela compreensão e auxílio em todos os momentos desta jornada. Ao Professor Rafael, pela imensa ajuda e orientação, pelas sábias palavras e por ser o fatordecisivo para não me deixar desistir. Aos demais mestres por terem despertado em mim a vontade de aprender cada vez mais. À colega, companheira e agora, mais que amiga, Ana, por todo apoio ao longo dessa jornada. Aos proprietários, Vasco e Márcio, por disponibilizarem suas academias, tornando possível a realização deste trabalho. A todos meus alunos que participaram e contribuíram com este trabalho.Aos amigos e demais familiares que estiveram sempre comigo, me incentivando e ajudando em tudo que precisei. Muito obrigado à todos, eu amo muito vocês!

RESUMO O intervalo de recuperação é uma variável importante a ser observada no treinamento de força e a duração do intervalo pode influenciar na capacidade de execução, justificando a importância da realização desse estudo. Objetivo: Verificarse diferentes intervalos de descanso influenciam a capacidade de força dinâmica máxima com 10 RM no exercício de supino horizontal em alunos vinculados a duas academias da cidade de Soledade-RS. Metodologia: A pesquisa caracterizou-se como um estudo quantitativo e transversal. Para obtenção dos dados foi utilizado o exercício de supino horizontal com barra e anilhas. A carga máxima foi determinadapor teste de 1 RM. Para a avaliação da capacidade de força máxima dinâmica, em diferentes intervalos de repouso, foram utilizadas séries de 10 repetições máximas, com 70% de 1 RM, com intervalos de recuperação de um e três minutos. Resultados: Foram avaliados 9 indivíduos do sexo masculino, com idade média de 19,65 ± 2,13 anos, IMC de 23,04 ± 1,78 kg/m2, tempo em que apresenta vínculo com aacademia de 19,33 ± 7,42 meses, frequência semanal de 4,44 ± 0,88 dias, número de repetições com intervalo de um minuto de 43,78 ± 13,44 repetições e número de repetições, com intervalo de três minuto de 68,89 ± 24,59 repetições. Conclusão: Conclui-se que, diferentes intervalos de descanso influenciam a capacidade de força dinâmica máxima com 10 repetições no exercício supino horizontal em alunosvinculados a duas academias da cidade de Soledade-RS, pois quanto maior o intervalo, maior foi a capacidade de execução no número de repetições. Palavras-chave: intervalo de recuperação, teste de 1 RM e força dinâmica máxima.

ABSTRACT The recovery interval is an important variable to be observed in strength training and interval duration can influence the ability to perform, justifying the...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OBJETIVO DO TREINAMENTO DE FORÇA MÁXIMA
  • força maxima
  • treinamento de força
  • Treinamento Força
  • Treinamento de força
  • Treinamento de força
  • Treinamento de Força
  • treinamento de força

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!