Alta idade media

Páginas: 19 (4563 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa abordaremos fatos que ocorreram no período da Alta Idade Média que deram inicio aos seguintes processos históricos: a formação dos Reinos Bárbaros, com destaque para o Reino Franco; o Império Bizantino parte oriental do Império Romano - e a expansão do Mundo Árabe. Grosso modo, a Alta Idade Média representa o processo de ruralizarão da economia e sociedade da Europa.CRISE E DECADÊNCIA DO IMPÉRIO ROMANO
Introdução
Após séculos de glórias e conquistas territoriais, o Império Romano começou a apresentar sinais de crise já no século III.
CAUSAS DA CRISE DO IMPÉRIO ROMANO:
Enorme extensão territorial do império que dificultava a administração e controle militar (defesa);
Com o fim das guerras de conquistas também diminuírama entrada de escravos. Com menos mão-de-obra ocorreu uma forte crise na produção de alimentos;
Aumento dos conflitos entre as classes de patrícios e plebeus, gerando instabilidade política;
Crescimento do cristianismo que contestava as bases políticas do império (guerra, escravidão, domínio sobre os povos conquistados) e religiosas (politeísmo e culto divino do imperador);
Aumento da corrupçãono centro do império (Roma) e nas províncias (regiões conquistadas). Estes motivos enfraqueceram o Império Romano, facilitando a invasão dos povos bárbaros germânicos no século V.
Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim dasconquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias. Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares. Os povos germânicos, tratados como bárbaros pelos romanos,estavam forçando a penetração pelas fronteiras do norte do império. No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente (Império Bizantino)com capital em Constantinopla.

Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos,burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.
Parecer do grupo:
Podemos notar que a queda do império romano, ocorreu devido à má administração do império. O governo passou por crises que abalaram a economia, e conseqüentemente não tinham mais verbas para pagar seus soldados, com isso enfraqueceu seu exercito, facilitando asinvasões.
A FORMAÇÃO DOS REINOS BÁRBAROS
Os estados bárbaros que surgiram sobre as ruínas do Império do Ocidente foram fundados, em circunstâncias muito diferentes de tempo e lugar, por tribos e federações de tribos desenhadas de todas as partes da Alemanha. Esperamos encontrar, e nós encontramos infinitas variedades de detalhes em suas leis, suas distinções sociais, os seus métodos degoverno. Mas a partir de um amplo ponto de vista podem ser agrupadas em duas classes, não de acordo com afinidades de raça, mas de acordo com suas relações com a ordem social que tinham invadido.

Os Germanos e os primeiros deslocamentos
As zonas mais distantes do mediterrâneo pouco interessavam aos romanos. Por isso nelas se estabeleceram os povos germânicos, atraídos pelo esplendor de Roma, ospovos do norte se deslocaram para o sul da Europa em busca de terras férteis e climas amenos, a partir do século II tornou-se freqüente a instalação de germanos dentro do império romano onde faziam alianças em troca de terras. Ao final do século IV, pressionados pelos Hunos, povo nômade proveniente da Ásia Central os germanos penetraram em massa nos domínios do império romano embora de modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alta e Baixa Idade Média
  • alta idade media
  • alta idade média
  • Alta idade média
  • A Alta idade média ocidental
  • Educação na alta idade media
  • Alta e Baixa Idade Média
  • Alta idade media

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!