Alta disponibilidade com hypervisor xen 3.4.3 no debian lenny amd64.

5009 palavras 21 páginas
Alta Disponibilidade com Hypervisor Xen 3.4.3 no Debian Lenny amd64.

Introdução. Este artigo irá abordar como deixar um ambiente de virtualização Xen sempre disponível, será utilizado softwares que permite fazer RAID pela rede – DRBD e outro que será responsável por monitorar servidores – Heartbeat.

Motivação. Na empresa onde trabalho não possuímos storage (por enquanto, e os investimentos neste ano já foram utilizados), então comecei a pesquisar soluções de alta disponibilidade para virtualização em ambiente que não possui storage, porém não encontrei nenhuma, ambas soluções até pagas, todas utilizam o storage para manter as VM's. Então foi ai que optei pelo XenSource pois com ele é possível fazer a integração de outras ferramentas de alta disponibilidade e ter o ambiente rodando totalmente personalizado atendendo as necessidades da empresa.

Histórico. Ao utilizar virtualização conseguimos dimensionar melhor os recursos dos servidores, gerando economia de investimento de máquinas e energia, porém tornamos a deixar o ambiente vulnerável a falhas de hardware, pois se uma máquina física der problemas as máquinas virtualizadas (domUs) que estão rodando no servidor irão ficar indisponíveis. É aí que entra a alta disponibilidade.

Nosso ambiente serão utilizadas 2 máquinas com tamanho de discos iguais, o DRBD exige pelo menos que a partição a ser replicada seja de tamanhos iguais.

Não iremos abordar a instalação do Sistema Operacional Debian Lenny amd64, apenas iremos informar que em ambos os servidores iremos ter uma partição no tamanho de 1 TB que não terá ponto de montagem, esta partição irá conter os dados a serem replicados pelo DRBD.

1 - Instalando Pacotes necessários para o Xen.

Primeiro passo é instalar todas dependências necessárias para o Xen. Execute o comando abaixo no terminal:

# apt-get install iproute bridge-utils python-twisted gcc binutils make zlib1g-dev python-dev transfig bzip2 libcurl4-openssl-dev

Relacionados

  • Virtualização de Servidores com Alta Disponibilidade
    13021 palavras | 53 páginas