Alt3 MetodologiaElaboraoVersoFinalPCTTDA

1436 palavras 6 páginas
O Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos Administrativos(PCTTDA) do Poder Judiciário é um instrumento que visa classificar a documentação administrativa produzida e recebida pelos diversos segmentos do Poder Judiciário Nacional. Seu objetivo é, basicamente, dar visibilidade às funções e às atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as ligações entre os documentos.
No PCTTDA as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
A utilização das classes e subclasses apresentadas é obrigatória permitindo a padronização dos assuntos. As subclasses descem, no máximo, ao terceiro nível. Essa concepção permite que cada segmento do Poder Judiciário(Tribunais Superiores, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar) possa elaborar seus próprios instrumentos arquivísticos a partir do quarto nível, tendo como parâmetro o PCTTDA ora apresentado, ou seja, a partir desse nível cada segmento do Poder Judiciário elaborará suas tabelas administrativas de acordo com a realidade documental de cada um.

Introdutoriamente, alguns aspectos sobre a metodologia de elaboração do PCTTDA devem ser citados:

ASPECTOS GERAIS

1. Método de classificação adotado – DUPLEX.

2. As funções, atividades, espécies e tipos documentais são denominados ASSUNTOS.

3. Abertura de subclasses descendo, no máximo, ao terceiro nível.

4. As tipologias documentais, quando necessário, serão exemplificadas no campo “Observação / Aviso”.

5. Foram excluídas as subdivisões “Outros assuntos referentes...” das subclasses.

6. A subclasse “0-3 – Material” e a subclasse “0-4 – Patrimônio” foram unificadas na subclasse “0-3 – Material e patrimônio”, ficando a subclasse 0-4 vaga.

7. Os assuntos foram, sempre que possível, padronizados no singular.

8. Inclusão dos assuntos

Relacionados