Alquilação

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
Introdução

No tratamento do câncer há procedimentos como radioterapia, cirurgia e quimioterapia e a escolha de cada um dependerá da individualidade do paciente como seu estado de saúde, as características inerentes ao tumor como aspectos patológicos e morfolágicos, a localização do mesmo e sua extensão. O tratamento para pacientes com câncer frequentemente está associado a várias reaçõesadversas, pois os medicamentos utilizados não têm exclusividade para as células tumorais, atuam de forma inespecífica, atingindo estruturas normais que se renovam constantemente, como medula óssea, pelos e a mucosa do tubo digestivo, além de causarem muitos efeitos tóxicos como mielossupressão( depressão da função da medula óssea ), aplasia medular, náuseas vômitos entre outros.
De um modo geral, asreações adversas estão relacionadas com todas as classes de agentes antineoplásicos, dente estes, os agentes alquilantes são os quimioterápios mais antigos e utiliados para o tratamento do câncer desde 1940, fazem uma interação com o DNA inibindo a síntese de novo material genético causando lesão irreparável do mesmo. Estes agentes são considerados ciclo-celular não específicos (CCNS), ou seja,têm a capacidade de exterminarem as células tumorais independentemente de estarem no ciclo celular ou estarem em repouso causando seus efeito e encontram-se divididos em mostardas nitrogenadas, alquil sulfonados, nitrosuréias, triazenos.

Ciclo Celular

O desenvolvimento da neoplasia está intimamente relacionado com diversos mecanismos celulares. A transformação neoplástica surge quando osmecanismos de controle da proliferação celular são perdidos. O câncer se origina por uma sucessão de eventos que modificam o DNA celular e que devido a isso escapam do mecanismo de controle celular. Os oncogenes e os protoncongenes são dois tipos de genes muito estudados quanto ao processo de formação de um tumor. Os oncogenes são responsáveis pela malignização, pois promovem a multiplicaçãodesordenada das células devido a uma alteração dos protoncogenes, que são genes supressores tumorais.
Quando a célula que sofre mutação altera o seu padrão de ciclo celular, inicia um processo de mitose que transfere a alteração genética para suas decentes até originar a neoplasia, proliferando excessivamente e originando tumores.
O entendimento do cilclo celular e suas fases são necessários paraaplicação dos antineoplásicos, pois alguns são específicos de algumas fases deste ciclo. Os antineoplásicos são classificados como ciclo-celular especifico (CCS) – Cell cycle-Specific, e ciclo-celular não específicos (CCNS) – Cell Cycle-Non Specific. Os CCNS têm a capacidade de exterminar as células tumorais independentemente de estarem no ciclo celular ou estarem em repouso. Já os CCS atuam apenas nascélulas que se encontram no ciclo celular. Vale ressaltar que os agentes quimioterápicos atum nas células normais como nas células neoplasia.
Mesmo, com seu potencial em causar efeitos colaterais, os medicamentos quimioterápicos são a conduta de escolha nos tratamentos de câncer, pois dentre todas as modalidades de tratamento é a que possue maior chance de cura, sendo administrados por váriasvias intravesical, parenteral endovenosa, parenteral intramuscular, parenteral subcutânea, parenteral intraarterial, parentera intrapleural, parenteral intratecal e via enteral oral.
Devido ao fato de na atualidade os agentes alquilantes serem os quimioterápicos mais utilizados e por terem sido uma das primeiras classes de agentes antineoplásicos, suas reações adversas e complicaçõe hematológicassão amplamente conhecidas.

Agentes alquilantes

Os agentes alquilantes foram os primeiros agentes antineoplásicos descobertos, foram usados na segunda guerra mundial especialmente através das Mostardas nitrogenadas. Esta descoberta ocorreu durante um ataque aéreo alemão que destruiu um depósito de gás mostarda americano na itália, este gás provocou mielodepressão ( incapacidade da medula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alquilação Catalítica
  • alquilação no benzeno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!