Alpecia

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Faculdade Antônio Meneghetti





Segurança Cibernética





Aluno: Vanderlei Darlei Kobs
Orientador: Fábio Prass



Restinga Seca, Novembro 2014.
RESUMO
O artigo aborda as ameaças do futuro virtual, onde se conjectura sobre a guerra cibernética ou segurança cibernética e apresenta alguns fatores críticos como roubo de informação .
INTRODUÇÃO
Conforme o ambiente de ameaçasevolui, a proteção contra ameaças também deve evoluir. Com o surgimento dos ataques direcionados e ameaças avançadas persistentes, é claro que uma nova abordagem em relação à ciber-segurança é necessária. As técnicas tradicionais simplesmente não são mais adequadas para proteger seus dados contra os ataques cibernéticos.
As ameaças avançadas persistentes  e os ataques direcionados já provaramsua capacidade de penetrar as defesas de segurança comuns e continuarem invisíveis por meses, desviando dados valiosos ou realizando ações destrutivas. E as empresas de que você mais depende são os alvos mais prováveis: instituições financeiras, organizações de assistência médica, grandes varejistas, entre outros . A figura abaixo mostrar que cada vez mais temos que nos proteger . (ABDOUD, 2013).Figura 1
Fonte: (www.engenhariae.com.br, 2013)

HACKER
Hacker são indivíduos que modificam softwares e hardwares de computadores, desenvolvendo funcionalidades novas  ou adaptando as antigas. Eles normalmente possuem um grande conhecimento sobre softwares livres, como a elaboram e linguagem Linux. E são considerados uma ameaça para as usuários de internet invadem sistemas, sites,empresas, para testar a vulnerabilidade da mesma ou acabam aterrorizando amigos e desconhecidos com suas invasões. Geralmente, confundidos com os crackers, indivíduos que utilizam-se do seu conhecimento para agir de má fé. Eles seriam pessoas que quebram sistemas de segurança na intenção de obter proveito pessoal (como por exemplo modificar um programa para que ele não precise mais ser pago), invademcomputadores para testar sua capacidade de conhecimento técnico e jogam vírus na rede. Como mostra na ilustração abaixo como se comporta um hacker . (eary,2014)

Figura 1.2
fonte:( www.itdonut.co.uk, 2013)

AMEAÇA CIBERNÉTICA
Ao se escutar a expressão “ameaça cibernética” é comum a relacionar à figura de um hacker, ou seja, um adolescente que domina sistemas computacionais com ointuito de invadir sites e redes de grandes corporações por diversão. Porém, esta não é mais uma realidade no mundo atual. As invasões atuais são arquitetadas por grupos organizados, geralmente patrocinados por governos ou empresas para causar danos materiais, roubo de informações sigilosas ou, até mesmo, ações terroristas. A ilustração abaixo demonstra que você pode ser atacado de qualquer local .( Abboud 2013)

Figura 1.3
Fonte:( www.lanacion.cl , 2013)
Tipo de ataque
Ataque de DDos (Distributed Denial of Service) são uma ameaça crescente em tempo real, e para as empresas em todo o mundo. Projetado para evitar a detecção por ferramentas mais populares da atualidade, esses ataques podem rapidamente incapacitar um negócio alvo, custando vítimas milhares, se não milhões, de dólaresem receitas e perda de produtividade. Com a adoção de novas soluções especificamente concebidas especificamente para detectar e ataques DDoS derrota, as empresas podem manter suas operações em funcionamento.
Os ataques DDoS são armas de destruição maciça. Ao contrário de ataques de acesso que penetram perímetros de segurança para roubar informações, os ataques DDoS paralisar sistemas de Internetpor sobrecarregar servidores, links de rede e dispositivos de rede (roteadores, firewalls, etc) com tráfego falso.
DDoS está emergindo como a arma de escolha para os hackers, hacktivistas políticos ciber-extorsão e cyber-terroristas internacionais. Facilmente lançada contra defesas limitadas, os ataques DDoS não apenas como alvo sites individuais ou de outros servidores na borda da rede do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!