alotropia

Páginas: 2 (500 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2013
ALOTROPIA


A alotropia é um fenômeno associado à ocorrência de um mesmo elemento em distintas formas denominadas variedades alotrópicas. Geralmente, a alotropia ocorre devido a estruturascristalinas diferentes no sólido ou atomicidade e é particularmente predominante nos grupos 14, 15 e 16 da tabela periódica.

Variedades Alotrópicas

Alótropos do Carbono: Diamante, grafite e fulereno,são as formas alotrópicas do elemento químico carbono. Estas substâncias diferem entre si pela estrutura cristalina, ou seja, diferem no retículo cristalino.
Até a metade da década de 1980, só eramconhecidos dois alótropos do carbono: o duro, incolor e valioso diamante, e a escura, quebradiça e pouco valiosa grafite. Porém, em 1985, o inglês Harold Kroto e os americanos Richard Smalley eRobert Curl anunciaram a descoberta de uma nova forma alotrópica.

Essa nova variedade era bem diferente das outras duas. Em vez de cristais com uma infinidade de átomos unidos (como o diamante e agrafite), o novo alótropo é constituído por moléculas com 60 átomos de carbono (C60). Foi nomeado BUCKMINSTERFULERENO, porém é mais conhecido como fullereno.
A molécula de fulereno (conhecida comobuckyball) se parece com uma bola de futebol microscópica. Seu diâmetro é de 0,7 nm (1 nm = 1 nanômetro = 10-9m).
Desde essa descoberta, outros fulerenos já foram sintetizados, como, por exemplo, oC70. Sua molécula não é tão esférica como o do C60, lembrando mais o aspecto de um ovo. Também foram produzido fulerenos em forma de tubos cilíndricos, chamados nanotubos.


Alótropos do Oxigênio: Ogás oxigênio e ozônio diferem na atomicidade, isto é, no número de átomos que forma a molécula. Dizemos então, que o gás oxigênio e o ozônio são as variedades alotrópicas do oxigênio.
O oxigênioexiste no ar atmosférico, sendo um gás indispensável à nossa respiração. O ozônio é um gás que envolve a atmosfera terrestre, protegendo-nos dos raios ultravioleta do sol. Devido às suas propriedades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alotropia
  • Alotropia
  • Alotropia
  • Alotropia
  • Alotropia
  • Alotropia
  • Alotropia
  • Alotropia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!