alopatico homepatia

1412 palavras 6 páginas
Quais são as principais diferenças entre a Homeopatia e a Medicina comum (alopatia)?
A Homeopatia cura pelos semelhantes. O tratamento visa o indivíduo como um todo, analisando corpo e mente. A Homeopatia trata o doente e não só a doença do momento.

A palavra alopatia também é de origem grega e significa cura pelos contrários. Se você tem uma febre, toma um remédio contra febre (antitérmico); um analgésico contra a dor; um antibiótico contra infecção. O tratamento visa principalmente a doença. Por exemplo: se o paciente tem uma erupção, usa pomada de corticóide e a erupção desaparece. Está, portanto, curado.

As experimentações científicas, na Homeopatia, são realizadas em pessoas sadias, enquanto que a alopatia geralmente utiliza pessoas doentes e animais.

As doses das substâncias utilizadas na alopatia encontram-se no limite da toxidade, quase sempre produzindo efeitos colaterais. As substâncias agem por quantidade de massa (matéria).

A Homeopatia utiliza as substâncias em doses mínimas e os medicamentos agem de forma energética, sem produzir toxidade. O que a Homeopatia trata?
A Homeopatia não se aplica apenas a casos mais leves ( como resfriados), a doenças crônicas persistentes, alergias, etc. Ela trata, também, moléstias agudas e infecções, sendo útil em queimaduras, ferimentos e em primeiros-socorros. O uso de medicamentos não substitui as práticas padronizadas de primeiros-socorros, nem os cuidados médicos apropriados.

Mas é importante lembrar: a Homeopatia não faz milagres. Só cura o que for curável! Por exemplo, algumas doenças surgem no momento da concepção (fecundação do óvulo pelo espermatozóide), como a hemofilia e a Síndrome de Down. São as chamadas doenças hereditárias. Essa condição é como a cor dos olhos: não se pode mudar. Mas o tratamento homeopático pode diminuir a predisposição desses pacientes a ficarem doentes.

Nas doenças chamadas profissionais, como o saturnismo (intoxicação pelo chumbo), silicose (doença dos

Relacionados

  • Homeopatia
    6269 palavras | 26 páginas