aloooooo fala comigo ( todos os direitos reservados)

825 palavras 4 páginas
Há uma zona crescente e complicada de interface entre os universos da comunicação de massa e da política. Para caracterizar este fenômeno, surgem expressões como “política midiática”, e para estuda-lo surge uma área denominada“comunicação política”. Porém, deve-se estar atento ao fato de que várias expressões para este tema se referem a um amplo e variado número de fenômenos, e que uma expressão pode ser usada para expressar fenômenos diferentes, a depender da escola de pensamento que a utiliza. O livro pretende contestar uma compreensão da interface entre a comunicação e a política que vê esta como provedora de conteúdos e manipuladora daquela. Para fazer esta contraposição, apela-se a um exame das transformações na comunicação de massa.
A zona de interface entre comunicação e política inclui atividades variadas como o jornalismo e a assessoria de marketing político, ou a propaganda bélica de Estado e os factóides políticos. Mas, daí já se obtêm que há um fluxo bidirecional de interesses entre a comunicação de massa e a política.
A área de pesquisa em comunicação e política surge, inicialmente, como duas vertentes de investigação: a primeira tratando sobre como o universo político usa da comunicação massiva para atingir certos objetivos ou ocasionar alteração em si mesma; e a segunda vertente visa estudar os aspectos da comunicação que se vinculam à política (como RP, ou propaganda política). Entretanto, essa separação deve desaparecer graças a o caráter interdisciplinar que o campo vem tomando.
Pode-se estabelecer três modelos para a relação entre comunicação e política, lembrando que esses modelos não se excluem mutuamente, podendo assim conviver no seio de uma sociedade por tempo indefinido. No primeiro modelo, a comunicação de massa se restringe, basicamente, à imprensa de opinião. E esta fazia parte do universo político. Trata-se da época das revoluções burguesas, em que a imprensa funcionava como instrumento de discussão pública, um instrumento burguês e

Relacionados