ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM CLOUD COMPUTING

Páginas: 15 (3603 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2013
ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM CLOUD COMPUTING

1. INTRODUÇÃO
Com a grande demanda de serviços relacionados à cloud computing ou computação em nuvem, foi levantado algumas questões em relação a seu funcionamento, problemas e possíveis soluções. Com o intuito de resolver um dos problemas que vem acontecendo, alocação de recursos em nuvem e a solicitação de serviços, foi feito um estudo de um algoritmoque pudesse resolver este problema.
1.1 Motivação
Há algum tempo persiste o problema de alocação de recursos em sistemas distribuídos. Uma tecnologia, como computação em nuvem, também apresenta problemas relacionados com o gerenciamento de recursos e serviços dentre requisições de usuários, sendo assim muitos algoritmos foram criados ao longo do tempo para tentar solucionar esse problema. Nestetrabalho apresenta-se o estudo de um algoritmo para alocar recursos voltado para otimizar o escalonamento de acordo com a escolha do cliente sobre desempenho e orçamento de recursos utilizados na nuvem.
1.2 Objetivo
Este trabalho tem por objetivo explicar o funcionamento de um algoritmo que proporcione uma alocação de recursos em nuvem de forma a atender requisitos de usuários e clientes sobreo que deve ser executado na nuvem com base em uma curva de desempenho e precificação.
1.3 Descrição do Problema
Em cloud, os problemas de sobrecarga e subutilização de recursos são persistentes. Pelo fato dos recursos encontrados na cloud serem distribuídos e estarem espalhados geograficamente é levantado alguns problemas como a alocação de recursos para serviços que vem sendo estudado (abusca pelo escalonamento ótimo é um problema NP-difícil). A sobrecarga e subutilização de recursos proporcionam um atraso para com o fornecedor do serviço em questão de desempenho e reaproveitamento do recurso, sendo assim, ocorre o problema da alocação de recursos em que o agendamento de progranas na nuvem deve obedecer à faixa de requisitos escolhida pelo cliente.
1.4 Organização do Trabalho
Emseguida, é apresentado uma descrição de computação em nuvem e um detalhamento do problema a ser tratado. O capítulo 3 apresenta uma avaliação crítica do problema e o capítulo 4 mostra o estudo da técnica para solucionar o problema.

2. CLOUD COMPUTING E DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
Cloud Computing está sendo muito divulgado, mas cada um entende cloud de uma maneira diferente, nesse meio tempo para cáveio recebendo inúmeras definições, tais como “Grid” onde o processamento do sistema é altamente distribuído tornando essas inúmeras CPUs espalhadas geograficamente em uma única CPU virtual gigante com um grande poder de processamento. Cada “fornecedor” de cloud computing tem uma definição que varia muito de um para outro, mas que de certa forma se adequa ao que a nuvem realiza, mas o que realmenteé cloud computing? Levantando inúmeras empresas e seus inúmeros serviços de cloud computing dão para formular uma idéia, é a disponibilização de uma grande massa de dados ou serviços virtualizados em uma infinita quantidade de máquinas que estão interligadas e compartilhando processamento formando assim uma arquitetura, tendo os processos e acessos sendo monitorados e alocados entre osprocessadores para um maior desempenho para com o cliente. O problema todo nessa alocação de serviços e recursos para o cliente está na administração dessas alocações, que são executadas por algoritmos de escalonagem e agendamento, que por sua vez necessitam de muito cuidado ao serem escolhidos ou desenvolvidos.
O problema se define ao aliar a dificuldade em administrar essas alocações com o escalonamentode recursos ser dependente de uma certa configuração escolhida pelo usuário. Ou seja, o cliente escolhe uma margem de desempenho e preço que deseja usufruir da computação em nuvem. É gerada uma curva de preços e desempenho correspondente a cada usuário e o escalonamemnto dos recursos deve obedecer aos requisitos relacionados com os usuários, não ultrapassando a margem de desempenho e preço....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cloud computing
  • Cloud computing
  • Cloud computing
  • Cloud Computing
  • Cloud computing
  • cloud computing
  • Cloud Computing'
  • Cloud Computing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!