Almofada de gordura bucal: uma opção para prevenir e tratar as complicações em cirurgia de implante complexo zigomático

1044 palavras 5 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-CCS CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE IMPLANTODONTIA

Título do artigo: Almofada de gordura bucal: uma opção para prevenir e tratar as complicações em cirurgia de implante complexo zigomático
Eduardo Jose de Moraes

Grupo: Érica Azevedo, Layse Santiago, Lia Raquel, Martha Hary.

INTRODUÇÃO


A finalidade do estudo é avaliar o uso de uma almofada de gordura bucal como uma opção para impedir complicações no tratamento de pacientes com maxilas atróficas reabilitadas após cirurgia de implante complexo zigomático. Foi feito um estudo retrospectivo de pacientes desdentados totais submetidos a cirurgia de implante zigomático entre Maio de 2005 e Novembro de 2007. Pacientes apresentavam maxilas severamente atróficas. A técnica fornece suprimento se sangue adequado para o retalho e é uma das melhores opções para fechamento de comunicações oronasais.





INTRODUÇÃO


O uso do corpo adiposo bucal tem sido feito com o intuito de corrigir defeitos maxilares, bem como para o fechamento de comunicações bucais com o seio maxilar provocadas pela cirurgia de colocação de implante zigomático. Essa técnica foi introduzida por Branemark em 1988: implantes zigomáticos para maxilas atróficas sem a utilização de enxerto.





A técnica foi modificada por Stella-Warner: “técnica de Slot” , que contava com uma mínima abertura da parede do seio maxilar e colocação de um implante mais adequado para o desenho da prótese.
Aparicio e colaboradores apresentaram uma técnica de colocação extrasinusal, sem abertura de parede do seio, simplificando a técnica e reduzindo o desconforto para o paciente.



MATERIAIS E MÉTODOS


Entre Maio de 2005 e Novembro de 2007 pacientes da clinica do autor foram submetidos terapia com implantes convencionais e zigomáticos. Todos os pacientes apresentavam maxilas atróficas. Foram realizadas radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas das maxilas para avaliar

Relacionados

  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas