Almeeida Negreiros

775 palavras 4 páginas
Introdução pág 3

Almada Negreiros:

Vida e Obra pág 4-5

Obra de Almada Negreiros pág 6

Conclusão pág 7 Bibliografia pág 8

A professora de Expressão Plástica pediu-nos que elaborássemos um trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra de um pintor ou pintora portuguesa a nossa escolha.

Após uma primeira abordagem pelos artistas portugueses foi a obra de Almada Negreiros que me suscitou mais interesse e curiosidade.

José Sobral de Almada Negreiros nasceu em São Tomé e Príncipe no dia 7 de Abril de 1893. Foi um artista multidisciplinar, pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo, e romancista Português ligado ao grupo modernista. Era filho de António Lobo de Almada Negreiros, um tenente de cavalaria que foi administrado do Conselho de São Tomé. Uma parte da sua infância foi passada em São Tomé e Príncipe, terra natal da sua mãe, Elvira Freire Sobral Bristot. Depois da morte da mãe em 1896, Almada Negreiros veio para Portugal. Nessa altura o seu pai foi nomeado para encarregado do Pavilhão das Colónias na Exposição Universal de Paris, deixando os seus filhos José e António (irmão mais novo de Almada Negreiros) ao cuidado dos jesuítas no Colégio de Campolide, em Lisboa. Em 1910 frequenta o Liceu de Coimbra uma vez que o Colégio de Campolide dos Jesuítas em Lisboa encerrou. No ano seguinte ingressou na Escola Internacional de Lisboa, tinha um ensino moderno, permitindo a Almada desenvolver a sua paixão pela arte, consegue também desenvolver o seu trabalho, publicando, ainda nesse ano, o seu primeiro

Relacionados