alma

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
Resolução de questões do texto de Silva e Pinto

1. O objectivo central que os autores nos trazem incide na análise crítica dos métodos de pesquisa, ou seja, nos processos ou problemas da empiria (seus caminhos, seu objecto, etc).

2. No que tange a perspectiva teórica da sociologia, os autores afirmam que esta incide no condicionamento das acções dos homens por intermédio das relaçõesestabelecidas ao nivel dos grupos e organizações em que estes se encontram inseridos e suas características que por ela mesma são produzidas e reproduzidas.

3. Para que uma dada área específica do conhecimento científico se afirme como tal ela deve dispor das seguintes condições: definir o seu objecto de estudo, apresentar teorias interpretativas, construir linguagem própria, desenvolver métodosaprppriados para recolha e tratamento de toad informaçaão recolhida, buscar a resolução do problema e finalmente testar para depois provar sua hipótese.

4. Os autores sugerem que as ciências sociais fossem vistas como antropológicas na medida em que por serem sociais elas tem como preocupação conhecer e tentar compreender a realidade social estando conscientes da diversidade de culturas entre associedades, o que interessa a Antropologia. As ciências sociais devem estar conscientes de que não há modo de vida superior nem inferior em ralção a outra.

5. a) Eu concordo que estas duas definições se complementem porque para que um conhecimento se consolide como ciência, importa que este seja apriori estruturado de forma racional e que seja derivado de um processo intelectual de modo quepossa estar a altura de solucionar os problemas que se-lhe são entregues para tal.

b) As presentes definições nos trazem a saber que para que o conhecimento científico seja válido importa que seja racionalmente condizente e intelectualmente construida pois se não o for este levará ao fracasso muitos investigadores o que resultará também numa fraca adesão do mesmo por parte da sociedade.Resolução de questões do texto de Robert Merton

1. Na fundamentação para a produção do conhecimento científico, Merton argumenta inferindo que todo conhecimento científico deve ser regido poraquilo que ele chama de ethos que são conjunto de valores, normas ou hábitus que representa uma obrigação moral de quem faz ciência porque são eficazes no procedimento e ainda mais porque são considerados justoe bons.
2.

Universalismo
Comunismo
Desinteresse
Cepticismo organizado
Semelhanças
O conhecimento científico é universalmente concordado.
O conhecimento científico é comunalmente partilhado.
O conhecimento científico não é interesseiro e está a serviço da comuindade científica e da verdade.
O conhecimento científico é duvidado também de forma comunal.
Diferenças
O conhecimentocientífico não depende de atributos pessoais e sociais.
O conhecimento científico é fruto da colaboração social.
O conhecimento científico (verdade) não é negociável.
A dúvida é presente e o conhecimento científico é contínuo.


Resolução de questões do texto de Thomas Khun
1. Sim concordo. Khun diz que o conhecimento científico realiza-se através de obediência ao dogma ciêntífico na medidaem que a resistência e o preconceito se encontram lá contidos e mais ainda porque a comunidade científica leva o cientista a uma maneira peculiar de ver o mundo e praticar a ciência e que essa mesma forma nao se pode questionar.

2. a) Para se mudar um paradigma é necessário que haja uma adesão coesa de forma consciente ou não a tal paradigma e que no uso de tal paradigma os problemas sejãoresolvidos de forma eterna.

b) A instituição responsável pela validação do conhecimento científico bem como dos paradigmas é a comunidade científica.
3. Não há dúvida de que estamos perante dois autores que nos apresentam de forma convincente os seus pontos de vista em suas obras. De um lado temos Merton com os imperativos institucionais das ciências que são segundo ele preceitos, normas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alma Minha
  • alma
  • Alma
  • alma
  • Alma
  • A ALMA
  • Alma
  • alma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!