allians arena

332 palavras 2 páginas
ANA PAULA ORNELAS
Exemplos de construções usando EFTE: Allianz Arena –Munich, Alemanha Centro Aquatico Nacional- Pequim Burger’s Zoo- Holanda
O Allianz Arena em Munich, Alemanha, foi construído para sediar a abertura da Copa do mundo em 2006. Com capacidade para acomodar 66.000 pessoas.
O estádio possui 7 niveis diferentes, com 350 pilares de concreto .
Para sustentar a cobertura, foi usada estrutura de aço, treliças que chegavam a 65 metros. As vigas mestras foram dispostas como um raio de bicicleta.
Inspirados na natureza os arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron planejaram uma estrutura que fosse forte e leve.
A membrana com apenas 2 decimos de milímetro de espessura recobriu cerca de 3 mil painéis infláveis que fizeram papel do teto do estádio. Com translucidez de 98%, faz com o que a luz chegue no campo e o gramado cresça ao natural não sendo necessário ser substituído como em outros estádios de futebol.
Alguns dos painéis medem 35 metros quadrados e foram fabricados em formatos personalizados.
Para ser utilizado o EFTE passou por vários testes de segurança. Um deles era a resistência ao fogo, a membrana funciona como o esperado, derrete mas não pega fogo, a resistência há chamas é um importante pré requisito de segurança, até uma chuva de faíscas é incapaz de inflamar a membrana.
Além de ser a prova de fogo, os painéis são autolimpantes com capacidade de suportar tensões extraordinárias sem romper.
Os colchões de ar são inflados com ar comprimido, e são apoiados numa trama de vigas metálicas, cada um independente dos demais, de forma a permitir remoção para manutenção ou passagem maior de ar para ventilação.
As bombas foram colocadas no nível mais alto da construção onde o ar é bombeado através de canos diretamente nos painéis, mantendo assim a pressão constante.
A diferenciação de cada jogo é feita pela iluminação com cores diferentes nos colchões de ETFE, como se fosse uma tela de monitor.

BIBLIOGRAFIA:

Relacionados