allcol

586 palavras 3 páginas
AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA - DOSAGEM DE GLICOSE
1- Introdução
A dosagem da glicose é útil para auxiliar o diagnóstico e monitoração terapêutica do Diabetes Mellitus, na avaliação de distúrbios do metabolismo de carboidratos, no diagnóstico diferencial das acidoses metabólicas, desidratações, hipoglicemias e na avaliação da secreção inapropriada de insulina.
A glicose é o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utiliza como fonte de energia e ainda intermediária do metabolismo. Como é a maior fonte de energia, o organismo transforma todos os carboidratos dos alimentos ingeridos em glicose.
A quantidade de glicose no sangue altera todo o metabolismo. Essa varia de acordo com a quantidade de carboidratos consumidos e ainda depende de alguns fatores psicológicos e fisiológicos que ocorrem no decorrer do dia.
Hipoglicemia é quando a glicose está abaixo do normal e hiperglicemia quando a mesma está acima do normal.
2- Objetivo
Fazer a dosagem da glicose e em banho-maria observar a reação.
3- Metodologia
Para a realização da dosagem de glicose foi usada algumas técnicas, e algumas soluções devidamente preparadas.
Foram utilizados três tubos de ensaio com 2 mL de água destilada em cada um deles, e os tubos foram etiquetados e identificados em branco, teste e padrão. No tubo branco foi colocado 2,0mL de reagente de cor. No tubo teste 0,02 mL de soro e 2,0 mL de reagente de cor. E no tubo padrão 0,02 mL de solução de glicose e 2,0 mL de reagente de cor.
Os três tubos foram homogeneizados e colocados em banho-maria e 37º por 15 minutos.

4. Resultados Os primeiros resultados revelados na qualificação de padrão mostraram-se alterados por um defeito tecnico da pipeta, dificultando a continuidade do trabalho. Porém houve certos tubos que deram resultados um pouco mais baixos porem não tão proximos do ideal, com padrão médio de 328 de absorbancia, ainda alto, mas suficiente para continuar o experimento. Com a amostra com absorbancia

Relacionados