alivium max trovu

822 palavras 4 páginas
A história da Moda Geométrica

A geometria é um ramo da matemática que estuda as formas, planas e espaciais, com suas propriedades. Essas propriedades são capazes de construir desde objetos simples até os mais complexos. Desde seu surgimento ela tem sido aplicada na arquitetura, mas hoje em dia ela já pode ser vista como referência em outras formas de arte, principalmente na moda.

A geometria na moda já é bastante conhecida através da estamparia usada por muitas marcas, porém ultimamente a geometria na moda tem sido mais explícita em peças específicas. Muitos estilistas já utilizaram a geometria em suas criações e nos anos 60 muitos grafismos, mas utilizar as próprias formas como modelagem não temos histórico. É a geometria reinventando peças através da desconstrução, modificação e adaptação das formas não só através de estampas. Muitas marcas brincam com formas e silhuetas em suas coleções, e a referência citada pelos seus criadores é sempre algo em torno de armaduras, uniformes e afins.

Um renomado nome à se referir, quando se trata de geometria na moda, é o deGareth Pugh. Suas peças são praticamente todas bem estruturadas com uma geometria mais “bruta”, essa tendo como referência uma arquitetura mais moderna e contemporânea. Seja em pontas, recortes, formas ou estampas, – tanto para o homem quanto para a mulher – a geometria é explícita nas criações de Gareth, que a utiliza de forma tridimencional excepcionalmente bela.

Gareth Pugh

Pierre Cardin fundou sua própria "maison" em 1950. O estilista ficou conhecido por suas formas e motivos geométricos, seus ternos de astronauta e seu "look" futurista. Criou o "vestido bolha" em 1954.

"Vestido Bolha" - Pierre Cardin

Pucci desenhou roupas unissex, muitas delas experimentais. Pucci combinou simplicidade (combinação de cortes estudados com formas geométricas precisas), cor (concepção de tecidos exclusivos tanto para roupas como para acessórios) e por fim movimento.

No ano de 1999,

Relacionados