Alinhamento Entra Estrutura Organizacional De Projetos E Estrat Gia Da Manufatura

9153 palavras 37 páginas
Alinhamento entre estrutura organizacional de projetos e estratégia de manufatura: uma análise comparativa de múltiplos casos

Leandro Alves Patah
Marly Monteiro de Carvalho

Resumo
O principal objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre a estrutura de gerenciamento de projetos de uma organização e sua estratégia de manufatura.
Pretende-se verificar também se existe um alinhamento entre a configuração da estrutura organizacional e o tipo de estratégia de manufatura de uma organização. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de múltiplos casos, realizado em três empresas dos setores de cosméticos, eletro-eletrônico e aeroespacial. Os principais resultados apontam para estruturas mais complexas de gerenciamento de projetos à medida que se caminha no continuum entre volume e variedade.
Palavras-chave: Gerenciamento de projetos. Estratégia de manufatura. Estrutura organizacional. Escritórios de projetos.

1 Introdução
Cada vez mais, novos bens e serviços são produzidos por meio de projetos implementados pelas empresas, evidenciando o uso, cada vez mais amplo, de metodologias de gerenciamento de projetos. Além disso, King (1993) argumenta que os projetos permitem alinhar as estratégias e desdobrá-las para todas as áreas da corporação.
Com isso, é necessária uma estratégia gerencial que utilize as unidades operacionais para a execução do trabalho e a medição do desempenho que analise a eficiência do trabalho que está sendo realizado e gere informações para os gerentes seniores. A gerência de projetos faz tudo isso e, portanto, é o caminho escolhido para gerenciar os aspectos críticos dos negócios (CLELAND; IRELAND, 2000).
Além disso, Platts e Mills (2002) argumentam que um processo de sucesso de criação de estratégias é mais que uma sequência de passos, ele precisa de outras ca­racte­rísticas, como um bom gerenciamento de projetos. Por outro lado, na literatura de estratégia, já existe um consenso das necessida­des de alinhamento entre estratégia e

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Dissertacao Texto Final3
    75280 palavras | 302 páginas
  • Algoritimo
    33394 palavras | 134 páginas