Alinhamento da Matriz Referência do ENEM com o CBC

13868 palavras 56 páginas
Alinhamento da Matriz Referência do ENEM com o CBC

A Secretaria de Estado da Educação tem como meta o estabelecimento de políticas educacionais que garantam o direito de aprender do aluno, com ações que o permitam interagir, refletir e tomar decisões. Essas políticas visam garantir a permanência dos estudantes na Educação Básica e dar condições aos mesmos de prosseguirem nos estudos, bem como se situarem no mundo do trabalho.
Diante das inúmeras possibilidades ofertadas aos jovens para a construção de conhecimento e planejamento de vida, encontra-se o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) no ano de 1998. Desde 2009 este sistema de avaliação tem por objetivo avaliar os estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio e os dados servem de base para o desempenho pessoal do estudante e também são utilizados pelo governo para definir políticas públicas educacionais.
O ENEM tem atraído um número cada vez maior de estudantes. Isto ocorre porque muitos vestibulares utilizam seus resultados como um dos critérios para selecionar candidatos e verificar as competências e habilidades que o aluno domina. No exame, o aluno deve demonstrar capacidade para interpretar gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens, além de verificar se o aluno é capaz de argumentar, solucionar problemas cotidianos e práticos, elaborar propostas de intervenção na realidade e apresentar ideias bem estruturadas.
Assim, a Secretaria assumindo compromisso com a educação voltada para uma perspectiva atual, vem investindo em políticas para a juventude, por meio de ações que valorizem o protagonismo juvenil, e, entre elas, o desenvolvimento de um novo olhar para os planejamentos das aulas das turmas de 3ª Série do Ensino Médio, cujo planejamento deverá ser elaborado em consonância àMatriz de Referência do ENEM e com o Currículo Básico Estadual do Estado do Espírito Santo.
No intuito de melhor orientar os

Relacionados

  • curriculo referencia
    103472 palavras | 414 páginas