Aline Prando Klayn

2266 palavras 10 páginas
ISBN 978-85-8084-603-4

MICROAGULHAMENTO COMO AGENTE POTENCIALIZADOR DA
PERMEAÇÃO DE PRINCÍPIOS ATIVOS CORPORAIS NO TRATAMENTO
DE LIPODISTROFIA LOCALIZADA: ESTUDO DE CASOS
Aline Prando Klayn1; Mirieli Denardi Limana2, Lilian Rosana dos Santos Moares3
RESUMO: O microagulhamento (Dermarroller®) é uma técnica bastante conhecida no meio cientifico em relação a sua ação de induzir de forma percutânea a produção de colágeno. Porém, uma ação secundária vem sendo empregada a esta técnica, ação esta chamada de agente potencializador da permeação de princípios ativos cosmetológicos. Na área da estética esta ação vem sendo bastante empregada nos protocolos de tratamento de envelhecimento, fazendo com que princípios ativos de uso facial consigam penetrar nas camadas mais profundas da pele, promovendo resultados mais satisfatórios. Diante disso, surgiu o uso desta técnica para melhorar a permeação de ativos cosméticos de uso corporal, tal como a
Cafeína 8%, ativo este usado na elaboração deste trabalho. Espera-se conseguir que estes ativos tenham uma permeação satisfatória no tecido adiposo, a fim de trazer melhores resultados em relação aos tratamentos de lipodistrofia localizada do que se fosse aplicado o cosmético topicamente na pele sem nenhum agente que potencialize a permeação dos ativos usados nos tratamentos.
PALAVRAS-CHAVE: Lipodistrofia Localizada, Microagulhamento, Permeação de Ativos Cosméticos.

1

INTRODUÇÃO

Conforme Gomes e Demazio (2009), o terror de todos que se preocupam com os contornos corporais é o terrível aparecimento da lipodistrofia localizada, mais conhecida popularmente como “gordura localizada”. Esta disfunção estética ocorre no tecido adiposo conjuntivo devido a um crescimento anormal das células adiposas (hipertrofia) do tipo unilocular que tem como função promover a reserva energética do organismo e isolamento térmico corporal, desencadeado por múltiplos fatores.
Podem ocorrer em consequência da lipodistrofia localizada, déficit no retorno
venoso

Relacionados

  • efeitos do microagulhamento em estrias albas
    4641 palavras | 19 páginas
  • Aptos Programa 20150721 121956
    252994 palavras | 1012 páginas