Aline Iohana Schneider PEP17 O Poder Do Marketing Sensorial

4795 palavras 20 páginas
O Poder do Marketing Sensorial¹

Aline Iohana Schneider²
Deivi Eduardo Oliari³

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI – Indaial – SC

RESUMO
O presente artigo visa conhecer os conceitos do Marketing Sensorial, compreender o comportamento do consumidor através de uma análise do processo de decisão de compra, entender como isso interfere na relação entre uma marca e seus consumidores, enfatizar a importância em estimular os cinco sentidos dos consumidores, e ainda revelar quais estratégias de marketing sensorial ajudam na decisão final de uma compra.

Palavras-chave: Marketing Sensorial; Consumidor; Branding; Cinco Sentidos Humanos.

INTRODUÇÃO

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo. Já não basta vender um produto ou serviço apenas pelo seu custo-benefício, é preciso ir além. O que se percebe é a existência de uma crescente demanda por consumo que satisfaça as necessidades emocionais.
Sabendo deste contexto, o marketing tem procurado criar alternativas aliadas a novas formas de ações e planejamentos estratégicos que abrem caminho para uma abordagem diferenciada.
Com o intuito de contribuir para o preenchimento de algumas lacunas existentes no marketing tradicional, o marketing sensorial surge como uma nova estratégia que explora as experiências dos consumidores, em dimensões sensoriais, emocionais e comportamentais.

________________________________________________________________________________________
1 Trabalho de Graduação – O Poder do Marketing Sensorial – UNIASSELVI Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

2 Estudante do 7º semestre do curso Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI. E-mail: alineiohana7@gmail.com.

3 Orientador do Trabalho. Doutorando e Mestre em Ciências da Linguagem - Tecnologia da Informação (UNISUL); Especialista em Propaganda e Marketing (UNIVALI); Graduado em Comunicação Social (UNIVALI); Coordenador e Docente do Curso de Comunicação Social –

Relacionados