Alimentos Trangenicos

Páginas: 17 (4114 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO

O mundo está cada vez mais rápido e o homem, por necessidade,acompanha a rapidez das máquinas em sua vida. Nesse processo, o homem é desvirtuado do processo produtivo particular de produção de comida, tornando-se ou um consumidor ou um produtor capitalista de gêneros alimentares.Nessa nova ordem econômica, não há mais espaço, ou justificativa econômica de mercado para o pequenoprodutor ou o produtor da própria comida. A produção dos alimentos transgênicos em larga escala beneficia o consumo humano, pois é menos onerosa e isso a tornaria acessível a toda a população. Mas além de questões ambientais, os alimentos transgênicos também geram dúvidas quanto aos riscos à saúde humana. Os efeitos que os transgênicos poderão causar no organismo humano e no meio-ambiente a médio ea longo prazo ainda são desconhecidos, não havendo nenhuma conclusão definitiva sobre o assunto. A produção orgânica, por sua própria natureza, se a de qua à pequena propriedade rural, e com freqüência esses produtores se organizam em cooperativas para comercializar seus produtos. Essa organização permite o contato direto com o mercado consumidor, crescente nos grandes centros. A demanda porprodutos orgânicos tem sido maior que a oferta, levando a um aumento dos preços dos alimentos orgânicos (e consequentemente, um aumento na renda dos seus produtores). Além disso, cresce o número de feiras de produtos orgânicos, onde o produtor vende direto ao consumidor. Também a pecuária orgânica, que utiliza sistemas como o pastoreio Voisin, escoa laticínios por este sistema sem intermediários. Aconceituação do termo natural, do ponto de vista do fabricante, ou do ponto de vista do consumidor, em alimentos, tende a ser muito diferente. Para o fabricante, natural é tudo aquilo que possa valorizar seu produto, ainda que este contenha em sua fórmula vários elementos químicos e artificiais. Para o consumidor fica difícil saber ao certo o que seria realmente natural. Frases do tipo: Contém aromanatural de laranja, em embalagens de refrescos totalmente artificiais induzem ao erro e aumentam a confusão. A coisa se complica ainda mais a partir do momento em que, além da dificuldade de se estabelecer uma definição clara para fins legislativos, alguns aditivos químicos, apenas por terem sido desenvolvidos pela biotecnologia, já são legalmente considerados naturais. O trabalho a seguir falarásobre estes três tipos de produtos, com o objetivo de apresentar os principais conceitos, benefícios, malefícios, e também para saber mais sobre esse assunto.

















1. O Que é o Alimento Transgênico
Os alimentos transgênicos são aqueles cujas sementes foram alteradas com o DNA (material genético localizado no interior das células) de outro ser vivo (como uma bactériaou fungo) para funcionarem como inseticidas naturais ou resistirem a um determinado tipo de herbicida. Surgiram no início dos anos 80, quando cientistas conseguiram transferir genes específicos de um ser vivo para outro.

A comercialização de transgênicos ainda é polêmica. Empresas, produtores e cientistas que defendem a nova tecnologia dizem que ela vai aumentar aprodutividade e baratear o preço do produto, além de permitir a redução dos agrotóxicos utilizados. Os que a atacam, como os ambientalistas e outra parcela de pesquisadores afirmam que o produto é perigoso: ainda não se conhece nem os seus efeitos sobre a saúde humana nem o impacto que pode causar ao meio ambiente.
Apesar de proibida a produção destes alimentos no Brasil, nada garante que o consumidor jánão esteja comendo produtos transgênicos sem saber. Eles podem estar chegando a partir da importação de alimentos e matérias-primas de países como a Argentina e os Estados Unidos, que já cultivam e comercializam os transgênicos há alguns anos.
2. Como identificamos alimentos transgênicos nos supermercados
O Brasil tem uma lei de rotulagem de alimentos em vigor desde 2004, que obriga os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alimentos Trangênicos
  • Alimentos Trangênicos
  • Alimentos trangenicos
  • alimentos trangenicos
  • alimentos trangenicos
  • Alimentos trangenicos
  • Alimentos Trangénicos
  • Alimentos Trangênicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!