Alimentos orgânicos: fatores limitantes do consumo

Páginas: 10 (2357 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
ALIMENTOS ORGÂNICOS:Fatores limitantes do consumo




Nilza Aparecida Braga¹;Valéria Lúcia Diniz¹;Milene Cristine Pessoa²



RESUMO

Existe no Brasil e no mundo uma crescente preocupação com questões como alimentação mais saudável e sustentabilidade do meio ambiente essa preocupação trouxe aos meados dos anos oitenta a busca por uma agricultura livre de insumos artificiais, o quegarantiria o uso responsável do solo e alimentos sem agrotóxicos.
Esses alimentos são os chamados alimentos orgânicos, que hoje incluem alimentos de origem vegetal e animal.
Define-se como alimentos orgânicos aqueles que em toda sua produção respeitam técnicas de preservação do m0eio ambiente e a qualidade do alimento.
Embora os alimentos orgânicos possuam muitos benefícios, que vão desde apreservação ambiental até questões nutricionais, o mesmo ainda é pouco consumido no Brasil.
Assim, pretendeu-se neste trabalho identificar os fatores que dificultam o consumo desses alimentos no país; dentre todos os dados pesquisados foi identificado que esse alimento é vendido a preços superiores ao convencional, existe ainda pouca oferta, falta de informações para os produtores, comerciantes econsumidores, pouco incentivo para consumo de alimentos orgânicos, estes são ofertados atualmente em algumas redes de supermercados e feiras de diversas cidades brasileiras, porém o comércio de produtos orgânicos no Brasil depende da relação de confiança entre produtores e consumidores.
Conclui-se que é preciso investir para que ocorra o progresso da produção, comercialização e consumo destes alimentosno Brasil.




Palavras chave: agricultura, nutrientes e produtos orgânicos.





1-Acadêmicas do curso de Nutrição
2-Professora da Faculdade Pitágoras

INTRODUÇÃO


Alimentos orgânicos são alimentos produzidos sem adição de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas, antibióticos ou quaisquer insumos artificiais (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO,2008).
Estesalimentos não possuem contaminação por metais pesados e possuem menor teor de nitrato (NETO,2009; FERREIRA,2009; PONTES,2009 & MOMESSO,2009; ROEL,2009; FAVARO,2009).
Alimentos orgânicos podem ser verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, pó de café e até mesmo industrializados, desde que sigam todos os procedimentos e regras que vai desde a produção, distribuição e armazenamento(MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO,2008).
Qualquer produto para ser considerado orgânico e ter no rótulo essa classificação deve conter no máximo 5% de ingredientes não orgânicos; entretanto não podem ser utilizados ingredientes que não sejam permitidos pelas regras da produção orgânica (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO,2008).
São chamados produtos com ingredientesorgânicos aqueles que possuem no mínimo 70% de ingredientes orgânicos, já os produtos que contém menos de 70% de ingredientes orgânicos não podem ser vendidos como produtos que possuem qualidade orgânica (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO,2008).
Após estudos e comparações entre alimentos orgânicos e alimentos convencionais como frutas, vegetais e grãos identificou-se que oalimento orgânico possui melhor valor nutricional quanto aos teores de vitamina C, ferro magnésio e fósforo. Quanto às proteínas as diferenças não foram significantes (MOMESSO,2009; ROEL,2009; FAVARO,2009).
Para cultivo desses alimentos é utilizada adubação orgânica como restos de folhas e frutos, que são tratados e transformados em compostagem. Não depende de mão de obra mecânica, exigindo o contatodo homem diretamente com o solo de forma a garantir o equilíbrio e sustentabilidade do mesmo (NETO,2009; FERREIRA,2009; PONTES,2009).
Nas últimas décadas tem sido observada uma grande preocupação com questões ambientais e estudos comprovam que o uso indiscriminado de agrotóxicos contaminam o solo e o meio ambiente. Quando comparado o cultivo orgânico com o modelo convencional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o consumo de alimentos organicos
  • Pesquisa Exploratória Quantitativa sobre o consumo de alimentos orgânicos
  • Fatores limitantes
  • Fatores Limitantes
  • Os Fatores Limitantes Do Ecossistema 5
  • alimentos organicos
  • Alimentos organicos
  • Alimentos organicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!