ALIMENTOS ENERGETICOS E CONSTRUTORES

721 palavras 3 páginas
Alimentos Energéticos e Construtores

Alimentos energéticos e construtores são os alimentos que têm a função de produzir energia e também ajudar na construção do corpo.
Devem ser consumidos muito moderadamente, pois, na prática, esses alimentos só fornecem calorias.
Ex: Chocolate, açúcar e café: com moderação
Em doses pequenas, chocolate, açúcar e café podem ser altamente energizantes, mas podem se tornar vilões se consumidos em excesso. Isso porque o organismo reage a este “sobe e desce” energético, que pode causar problemas como diabetes.
No caso do chocolate, prefira as pequenas barrinhas de meio amargo 70% cacau. Mesmo assim, sem exagero. “É o cacau que dá a energia, tanto que cada vez mais este alimento vem sendo utilizado e já é considerado um dos superalimentos”, diz. “Além de ser energético, ativa o sistema imunológico. É consumido até cru.”
Quanto ao café, também evite o exagero. “Apenas pequenas doses”, recomenda a nutricionista. Os ladrões de energia são os alimentos processados, que têm gordura hidrogenada, farinhas processadas e enlatados.
Grupos Alimentares Energéticos
Os alimentos energéticos são compostos por carboidratos, que fornecem energia para o corpo realizar diversas atividades, principalmente as físicas como andar, tocar cadeira de rodas, deambular com órteses, fazer exercícios de fortalecimento, esportes diversos e outros.
Principais fontes
Cereais arroz, milho, trigo, outros
Tubérculos e Raízes Batata, mandioca, inhame, outros
Diversos Pães, massas, biscoitos, outros
Reguladores - Os alimentos reguladores, têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
4Principais fontes
Verduras alface, escarola, agrião, couve, outros
Legumes abobrinha, xuxu, cenoura, pepino, outros

Frutas mamão, laranja, abacaxi, melão, tomate, abacate, outros

Relacionados