Alimentos Energéticos

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A formação do município de Uberlândia nos remete ao processo de ocupação e colonização do Brasil, iniciado no século XVI perdurando até o século XX. Foi através de expedições de exploração, que partiam da Capitania de São Vicente, atual Estado de São Paulo, que grupos foram organizados e deslocavam-se a fim de explorar o interior desconhecido do Brasil. Eram as incursões bandeirantes.
Entre asmodificações que essas incursões trouxeram para o território brasileiro está a ampliação dos limites territoriais. E com a descoberta de novas terras, a criação de povoados se tornou necessária para efetivamente ocupar e permitir que estruturas de crescimento local fossem construídas nos novos espaços.
Parte-se do pressuposto que, um local só cresce a partir do momento em que famílias fixaspromovem relações sociais e econômicas localmente. A criação de estruturas que permitam essas relações, como a criação de Igrejas, de pequenas oficinas etc. é o que permite estabelecimento e o conseqüente crescimento. Após a consolidação dessas pequenas povoações ficou mais fácil que a incursão ao interior do Brasil prosseguisse, pois essas continuariam com o propósito de abastecimento.
Asexpedições de exploração de princípio do século XVII até o século XVIII já haviam descoberto a região das minas no sudeste brasileiro. Porém, como a região das minas era muito disputada, ocorreu a dispersão de alguns paulistas, dentre eles Bartolomeu Bueno da Silva ou Anhanguera I, em direção ao Planalto Central. Saiu de São Paulo em 1682, atravessou o Triângulo Mineiro rumo ao sul de Goiás e seguiu até oAraguaia, numa expedição da qual fazia parte seu filho do mesmo nome, com idade de 12 anos na época.
Em 1722, Anhanguera II organizou uma nova expedição e, buscando o caminho percorrido por seu pai (Anhanguera I), chegou ao Rio Grande, antigo Jeticaí. Ao atingir a margem oposta, alcançou as terras do Sertão da Farinha Podre, uma terra de domínio dos índios Caiapós. A região da Farinha Podre é oque conhecemos hoje por Triângulo Mineiro.
A trajetória de Anhanguera II nessa região o levou até o lugar onde mais tarde, em 1744, o Coronel Antônio Pires de Campos fundou a Aldeia de Santana (atual Indianópolis). A partir daí, costeando algumas picadas abertas, que reunidas formavam a “Estrada do Anhanguera”, prosseguiram até as terras de Goiás.
O que a História nos revela é que a efetivaocupação de Uberlândia, bem como de todo o Triângulo Mineiro, só se deu a partir do século XIX, pois, anteriormente, a região era apenas ponto de passagem de grupos que tinham interesse em prosseguir rumo ao Planalto Central.
O Triângulo Mineiro pertenceu à Província de Goiás até 1816, quando passou para a Província de Minas Gerais. No intuito de colonizar as terras situadas na região, o governo deMinas iniciou uma campanha visando a efetiva ocupação do Sertão da Farinha Podre, através da concessão de Sesmarias para que dessa forma, a vinda de novos desbravadores e sua fixação fosse facilitada. Nessa época os índios Caiapós, primitivos habitantes do local, foram expulsos para fora da região.
Os interessados nos atrativos oferecidos, como a concessão de sesmarias, se deslocaram ao quehoje conhecemos por Uberlândia. João Pereira da Rocha foi um que, atraído pela possibilidade de ocupar áreas imensas e férteis, chegou ao local. João Pereira da Rocha, em 29 de junho de 1818 foi o primeiro, após o desbravamento da região pelos bandeirantes, a fixar-se ali, demarcando área próxima à Aldeia de Santana, aquela percorrida por Anhanguera II. No local, instalou a sede de sua sesmaria quedenominou por Fazenda São Francisco, demarcou ainda outras fazendas e deu o nome de ribeirão São Pedro a um curso d'água encontrado.
A fundação da cidade está remetida à vinda de João Pereira e de outras famílias, como os Carrejo, que com o passar do tempo adquiriam novas terras e iam formando novas sedes.
Vindas de várias regiões do Brasil, famílias se fixaram aumentando o contingente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alimentos energeticos
  • Alimentos energéticos
  • Alimentos energéticos, construtores e reguladores
  • ESTUDO DIETÉTICO DOS ALIMENTOS ENERGÉTICOS
  • ALIMENTOS ENERGETICOS E CONSTRUTORES
  • Alimentos
  • energetico
  • Energeticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!