Alimentação saudadvel

323 palavras 2 páginas
Etimologicamente a palavra ciência vem do latim scientia que significa saber, conhecimento. Oconhecimento científico é um tipo de conhecimento racional, sistemático, metódico e objetivo, que busca a veracidade dos fatos ou fenômenos, ultrapassando as aparências. Diferente do conhecimento filosófico, teológico e vulgar, o conhecimento científico constroi proposições ou hipóteses que podem ser testadas pela experimentação.
O conhecimento científico resulta da investigação objetiva, crítica, metódica, analítica, sistemática e verificável. Consiste em um conhecimento comunicável e falível. Esforça-se na interpretação dos fenômenos, procura as relações entre os componentes do fenômeno para enunciar as leis geraise constantes que regem estas relações. Portanto, visa à elaboração de leis gerais, universalmente válidas para todos os casos da mesma espécie.
Assim sendo, o conhecimento científico é aquele que é produzido pela investigação científica, através de seus métodos e técnicas. Surge da necessidade de encontrar soluções para problemas propostos e do desejo de fornecer explicações que possam ser testadas e criticadas. A ciência busca o confronto da teoria com os dados empíricos. A teoria deve ser submetida a um exame crítico, deve ser contrastada com a realidade, deve ser submetida a testes, em qualquer época e lugar.
Pode-se classificar as ciências em:
a) ciências formais: são as que trabalham com elementos abstratos, que não existem na realidade, como exemplos: a lógica e a matemática;
b) ciências factuais: são aquelas que trabalham com os fenômenos que existem na realidade, fenômenos da natureza e sociais, como exemplos: a biologia, a geografia, a história, a socióloga, o direito, a química, a economia, a antropologia, a medicina.
A origem do conhecimento científico se confunde com as origens da própria filosofia. No entanto, a ciência contemporânea mudou intensamente. A ciência fez uma ruptura com aspectos contemplativos da filosofia. A ciência

Relacionados

  • Doença de chagas
    1162 palavras | 5 páginas