Alimenta o n o saud vel FTC

2083 palavras 9 páginas
Alimentação não saudável
O consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras são responsáveis por 31% das doenças isquêmicas do coração, 11% das doenças cerebrovasculares e 10% dos cânceres gastrointestinais ocorridos em todo mundo. Segundo a OMS, o consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras mata anualmente 2,7 milhões de pessoas.
Dados sobre hábitos alimentares dos brasileiros
Apenas 20% dos brasileiros consomem o recomendado de frutas e hortaliças, segundo dados do Ministério da Saúde (Vigitel 2011). A frequência de consumo ainda é menor entre homens (16,6%) do que entre mulheres (23,3%). Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é consumir diariamente de frutas, legumes e verduras o superior a 400 gramas ou, aproximadamente, cinco porções por pessoa. A pesquisa também mostrou o alto consumo de gordura em alimentos básicos da dieta, como carnes (34,6%) e leite (56,9%). Também está em alta o consumo de refrigerantes (aí incluídos os sucos artificiais): 80% dos indivíduos relataram beber refrigerante em pelo menos um dia da semana. A grande maioria dos consumidores de refrigerantes (85%) referiu que consumia versões regulares (não dietéticas). No conjunto da população adulta das 27 cidades estudadas, a frequência do consumo regular de refrigerantes foi de 29,8%, sendo mais alta entre homens (34,3%) do que entre mulheres (25,9%).
Manteiga - Esses dois alimentos são ricos em gordura – no caso da margarina, em gordura trans – e, além de serem calóricos, têm a capacidade de elevar os níveis de colesterol na corrente sanguínea, o que é um fator de risco para doenças cardiovasculares. A manteiga e a margarina podem ser mais prejudiciais ainda se tiverem sal em sua composição, que é outro inimigo para a saúde do coração.
Maionese - É calórica, cheia de gordura e, por isso, se usada exageradamente, tem a capacidade de tornar uma refeição que poderia ser saudável, como um prato de salada, em uma afronta à sua dieta. Os produtos light merecem

Relacionados