alimentaçao

Páginas: 13 (3100 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
O QUE É DIETA?
Uma dieta é um plano alimentar que serve para nos guiar em busca da saúde e da boa forma.
Para mostrar esse plano alimentar devemos associar nossas necessidades diárias de nutrientes ao nosso gasto de energia, buscando um equilíbrio entre a ingestão de alimentos e atividades do cotidiano. Não existe uma dieta universal, a dieta deve ser pessoal levando em conta: Aconstituição da pessoa, seus objetivos e limites, tempo que dispõe para fazer exercícios, doenças, tanto a predisposição a alguma quanto uma já existente, a relação da pessoa com o ambiente isto é, se alérgica se seu organismo não tolera determinado grupo de alimentos em fim. Cada pessoa precisa de uma dieta que se adapte ao seu modo de vida e organismo, o que não significa que não exista uma sériede hábitos comuns que levam a um bom plano alimentar e consequentemente a uma vida saudável.
O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
Uma alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos. Deve respeitar as preferencias individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Assim, é importante que seja saboroso, colorida e equilibrada.
Uma alimentação saudável éfator importante para a saúde e consequentemente para a qualidade das pessoas, pois tem influencia no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes. Portanto, deve ser adequado do ponto de vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-químico ou biológica e não oferecer riscos à saúde.
Paratermos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.
DIETOTERAPIA?
A dietoterapia é um tipo de tratamento que tem por base a modificação dos alimentos pela adição de substancias alimentar com propriedades de cura, ao tempo de supriroutras, quando o organismo se encontra incapacitado de metabolizar o alimento ingerido, o que por si só, neste último caso, induz ou agrava uma doença. O método da Dietoterapia é voltado para que análises comparativas e o uso de tabelas de composição química dos alimentos tenham em seus rótulos e embalagens, a relação de suas respectivas calorias e o seu valor nutricional.
AIDS (síndrome daimunodeficiência adquirida)
A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos(linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico( ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região ) e sua gravidade. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas,causadas por microrganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.Os primeiros fenômenos observáveis para Aids são fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarreia e dificuldades no desenvolvimento. Fase sintomática inicial da Aids: candidíase oral, sensação constante de cansaço, aparecimento de gânglios nas axilas, virilhas e pescoço, diarreia,febre, fraqueza orgânica, transpirações noturnas e perda de peso superior a 10%.
Infecção aguda da Aids: sintomas de infecção viral como febre, afecções dos gânglios linfáticos, faringite, dores musculares e nas articulações; ínguas e manchas na pele que desaparecem após alguns dias; feridas na área da boca, esôfago e órgãos genitais; falta de apetite; estado de prostração; dores de cabeça;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alimentação
  • Alimentação
  • ALIMENTAÇAO
  • Alimentação
  • Alimentação
  • Alimentaçao
  • Alimentaçao
  • alimentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!