Alimentação

Páginas: 25 (6224 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
1. A Importância da boa alimentação

Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas científicas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É issomesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.

2. O que é alimentação saudável

Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.

2.1. Princípios da alimentação saudável

● Variedade: é importante comer diferentes tipos dealimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.
● Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.
● Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo dealimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.

3. Alimentos x Nutrientes

Os alimentos são os produtos que utilizamos para nossa alimentação. Eles têm sabor, cheiro, forma e textura. Além disso, carregam significados culturais, comportamentais, afetivos e familiares, e são fontes de prazer para muitas pessoas. Os alimentos são representados por elementos encontrados na natureza, como frutas,verduras, legumes, ovos, leite, carnes, arroz, feijão, milho etc, e por produtos processados ou industrializados como: queijo, iogurte, enlatados, embutidos (presunto, mortadela, salsicha, linguiça, salames) massas, hambúrgueres, sucos hambúrgueres, sucos industrializados, refrigerantes, doces, guloseimas etc.
Os nutrientes são as substâncias químicas que existem nos alimentos, ou seja, sãoas proteínas, os carboidratos, os lipídios, as vitaminas, os sais minerais, as fibras e a água.
As proteínas, os lipídios e os carboidratos são os nutrientes responsáveis por fornecer as calorias/energia dos alimentos. Além de fornecerem as calorias dos alimentos eles também desempenham outras funções importantes para o nosso corpo.
As vitaminas, os sais minerais, as fibras e a água sãonutrientes indispensáveis para a manutenção da vida, pois regulam todas as funções e reações do nosso organismo. Não fornecem calorias/energia. E para que servem os nutrientes? E por que precisamos saber sobre isso? Os nutrientes servem para fazer o nosso corpo funcionar bem e ter saúde. Precisamos saber disso porque cada nutriente possui funções específicas no organismo. Não existe nenhumalimento que, sozinho, contenha todos os nutrientes em quantidade suficiente para manter todas as funções do nosso corpo. É por essa razão que para a alimentação ser considerada saudável e conter todos os nutrientes necessários, deve ter alimentos variados, coloridos e em quantidade suficiente. Por exemplo, a carne é fonte maior de proteínas, mas também contém minerais como o ferro, entre outros. Essesnutrientes juntos são importantes para o crescimento e para a prevenção e tratamento da anemia É importante esclarecer que tanto a falta quanto o excesso de nutrientes podem causar prejuízo à saúde das pessoas.
A alimentação e a nutrição são imprescindíveis à vida de todos os seres. Uma boa nutrição é importante para a qualidade de vida e até para a auto-estima. Quando alguém entende que podemelhorar a alimentação da família, sente que está fazendo mais por quem ama e fica mais seguro.

4. Alimentos energéticos

São os carboidratos (açúcares) que fornecem energia para realizar nossas atividades do dia-a-dia, como andar, falar, respirar, estudar, trabalhar etc. E os lipídios Fornecem energia e servem para transportar algumas para transportar algumas vitaminas em nosso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alimentação
  • Alimentação
  • ALIMENTAÇAO
  • Alimentação
  • Alimentação
  • Alimentaçao
  • alimentaçao
  • Alimentaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!