alimentação

Páginas: 10 (2376 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014
ESCOLA TÉCNICA CAPÃO REDONDO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





CULTURA ALIMENTAR REGIONAL
NORTE












São Paulo, 2014
Ana Paula Avelar
Célia Tavares
Eduardo Martins
Marcelo Santos Chagas
Roberta Ferreira


CULTURA ALIMENTAR REGIONAL
NORTE








Trabalho de pesquisa apresentado à Etec Capão Redondo para a disciplina de Ética.
Orientador: Prof.º CélioSão Paulo, 2014
INTRODUÇÃO

A culinária brasileira é geralmente concebida como fruto da confluência dos modos alimentares indígena, português e africano. Trata-se de uma visão ora simplificadora de tal mescla, ora apaziguadora das tensões havidas no encontro desses três povos. Aceitam-se alguns mitos que apetecem ao gosto popular e à auto-imagem do povo brasileiro, ao mesmo tempo em quedesconhece-se a origem de ingredientes, produtos e formas de preparo.

Desde o trabalho pioneiro e fundamental de Luís da Câmara Cascudo, os estudiosos da cultura alimentar nacional trouxeram novos pontos de vista. Há quem defenda que do indígena o português aproveitou pouco mais que o conhecimento dos ingredientes da terra e das "drogas do sertão". Há aqueles que, com razão, buscam desfazer omito da miscigenação cordial com o negro africano, sustentando que sem liberdade não pode haver criação, e que portanto foi apenas depois da abolição da escravidão que se pode sentir a contribuição daquele povo à culinária brasileira. São muitas as vertentes a serem estudadas, mas por mais fascinante que seja o tema, tais discussões só servem de moldura inicial ao objetivo deste trabalho.

Aqui,propõe-se estudar as tradições alimentares da região Norte: como sua geografia, seu clima e vegetação moldaram os hábitos da população e como esta, formada por diversos grupos humanos, incorporou suas tradições ao comer regional.









1- O NORTE: ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS

A região norte do Brasil é a maior em extensão territorial, mais precisamente, 659.637,9 km², quecorresponde a 42,27%, quase metade do território nacional.  São, mais ou menos, 3.869.637,9 pessoas por todos os sete estados que compõem essa área, sendo que Manaus e Belém, respectivamente, são as mais populosas. Dos habitantes, mais da metade são da cor “parda”. A descendência dessas pessoas é dominada pela mistura de alguns povos do Brasil (com a migração de pessoas do sul, sudeste e nordestebrasileiro) e também de portugueses e africanos.

 Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins são as unidades federativas que compõem essa região, que detém a responsabilidade de abrigar a floresta mais importante e rica do mundo: a Floresta Amazônica. É um território que, assim como todo o Brasil, abriga uma mistura de culturas e vem sendo construída por muitos anos. Imigrantes dosul e nordeste do país, além de portugueses africanos e outros povos, são parte do que é a região norte do Brasil.

 A economia representa para o Brasil em torno de 5,05% do PIB nacional. Ao contrário de épocas passadas, a economia da região não se baseia somente no extrativismo. Por décadas, especialmente no início da colonização dessa área, o extrativismo, principalmente o vegetal e o mineral,eram a base da economia, transformando Manaus-AM em uma das cidades mais ricas do Brasil no século XX. O atual momento dessa parte do Brasil é de ter a industrialização e as atividades de pecuária e agricultura como principais modos de enriquecimento. Dos estados, o Pará é o de maior PIB, seguido de Amazonas  e Rondônia. Das cidades, as capitais Manaus e Belém, respectivamente, são as duas demaior circulação de dinheiro da região.

Crescendo economicamente e tendo muitas riquezas naturais, a região norte tem pontos fortes de turismo, atraindo pessoas do Brasil e do mundo. Especialmente o turismo ecológico (em que se exploram as riquezas naturais de um local sem prejudicá-la) é bastante feito, principalmente na Amazônia. Também a parte industrial é procurada, tendo a “Zona Franca de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alimentação
  • Alimentação
  • ALIMENTAÇAO
  • Alimentação
  • Alimentação
  • Alimentaçao
  • alimentaçao
  • Alimentaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!