Alimentação vs oms

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), à medida que o IMC (Índice de Massa Corporal) aumenta, aumenta na mesma proporção os riscos de desenvolver problemas relacionados com a obesidade, como é o caso das doenças cardiovasculares, e das doenças crónicas, (vários autores defendem que quem tem um índice de massa corporal superior a 23, o risco associado às doenças crónicas é maior).
Napopulação portuguesa estima-se que 50% desta com idades compreendias entre 18 e 65 anos, tenha um excesso de peso, dentro dos vários níveis de obesidade. Estudos revelam que a pré-obesidade tem uma incidência de 35,2%, a obesidade grau I de 11,8% e a obesidade grau II afecta 1,8% da população. OMS (Organização mundial de Saúde).

Uma alimentação correta é um dos maiores fatores que maior influênciatem na sua saúde e bem estar. E á medida que a idade avança, mais importância se vai tornando.

OMS – Obesidad y sobrepeso, Maio de 2012
Segundo a OMS, a obesidade, desde 1980, duplicou em todo o mundo.
“Em 2008, 1,4 biliões de adultos (20 ou mais anos) estavam acima do peso. Entre este grupo, mais de 200 milhões de homens e quase 300 milhões de mulheres eram obesos. Em 2010, cerca de 40milhões de crianças, menores de cinco anos, estavam acima do peso. A obesidade pode ser prevenida. O sobrepeso e a obesidade são definidos como um acumulo anormal ou excessivo de gordura que pode ser prejudicial á saúde. O Índice de Massa Corporal (IMC) é um indicador simples da relação entre peso e altura, que é comumente usado para identificar sobrepeso e obesidade em adultos. Ele é calculadodividindo o peso da pessoa em quilos pela sua altura (em metros) ao quadrado. Segundo a OMS um IMC igual ou superior a 25 determina sobrepeso. E um IMC igual ou superior a 30 determina obesidade.”
“Segundo a OMS, a causa fundamental do sobrepeso e da obesidade é um desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e gastas. Atualmente verifica-se a nível mundial um aumento da ingestão de alimentosricos em gordura, sal e açúcares, empobrecidos de vitaminas, minerais e outros micronutrientes fundamentais para uma vida saudável.”

OMS – Estrategia Mundial sobre régimen alimentário, actividad física y salud
Em Maio de 2004, a Assembléia Mundial de Saúde aprovou a Estratégia Mundial da Organização Mundial de Saúde sobre dieta, atividade física e saúde, desenvolvida através de um amploprocesso de consulta. Esta estratégia aborda dois principais fatores, a dieta e a atividade física, abordando conjuntamente áreas relacionadas com a nutrição, como a desnutrição, carências de micronutrientes e a alimentação dos latentes e das crianças.
O Relatório de Saúde Mundial de 2002, descreve alguns dos fatores de risco responsáveis por grande parte da morbidade e mortalidade na maioria dospaíses. No caso das doenças não transmissíveis, os fatores de risco mais importantes são: hipertensão, hipercolesterolemia, consumo inadequado de futas e legumes, sobrepeso ou obesidade, inatividade física e consumo de tabaco. As dietas pouco saudáveis e a falta de atividade física são as principais causas de doenças não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e certos tiposde cancro, contribuindo substancialmente para a carga global de mortalidade.

A má nutrição pode resultar da deficiente absorção dos alimentos, de uma alimentação carenciada ou de excesso alimentar. Nos países mais desenvolvidos, contrariamente ao que acontece nalguns países menos desenvolvidos, a principal forma de má nutrição é a obesidade causada pela alimentação excessiva. A má nutriçãodevida a carências alimentares é mais rara nestes países, e mais abundante nos países pouco desenvolvidos.

O índice de morbilidade e mortalidade aumenta com a elevação do
IMC. Segundo a OMS, os valores normais de IMC são entre 18,5 e
24,9, falando-se de excesso de peso (pré-obesidade), para valores entre
25 e 29,9 e obesidade quando o IMC é superior a 30.

Uma boa alimentação é importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • População vs Alimentação
  • alimentação vs população
  • alimentação vs população
  • IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA GLOBAL DA OMS PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
  • eu vs eu mesmo
  • Texto OMS
  • questionario da OMS
  • Onu e Oms

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!