Alimentação na Região Norte

Páginas: 22 (5274 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
1 REGIÃO NORTE

Maior região do Brasil, o Norte é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua grande extensão territorial (aproximadamente 45% da área total do Brasil), além da localização, proporciona fronteiras com seis países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, além do Território da Guiana Francesa.
Apesar deser a maior Região do país, o Norte é o segundo menos habitado, somente o Centro-Oeste possui quantidade de habitantes inferior. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) conforme a contagem populacional realizada em 2010, a população nortista soma 15.864.454 habitantes.
Há uma grande heterogeneidade na composição dos habitantes dessa região: cerca de 128.149 índiosde diversas etnias. Nos estados do Pará, Amazonas e Tocantins é significativo o número de imigrantes nordestinos; no Acre e em Rondônia há grande concentração de imigrantes paranaenses e gaúchos.
O clima predominante é o tropical úmido e a vegetação, sua característica mais marcante, é a Floresta Amazônica com algumas áreas de transição. É nessa região que se encontra a maior bacia hidrográficadas Américas e o maior rio do mundo, o rio Amazonas. Outro importante rio é o rio Tocantins que abriga a maior usina hidrelétrica da região, a Usina de Tucuruí.
Devido às características de clima, hidrografia, vegetação densa e difícil acesso, a região apresenta baixa taxa de industrialização. Têm sua economia impulsionada pelo extrativismo (látex, açaí, madeira, castanha, etc.) e pela mineração,com destaque para a Serra dos Carajás (Pará), de onde se extrai a maior quantidade de minério de ferro no país, além da Serra do Navio (Amapá), grande produtora de manganês.
As indústrias que se estabelecem na região recebem incentivos fiscais para compensar as dificuldades inerentes à localização e falta de mão de obra. Estes incentivos fazem parte do plano geoeconômico que constituiu a ZonaFranca de Manaus. O Polo Industrial de Manaus, composto por mais de 500 indústrias de variados segmentos, é um dos grandes destaques desse setor da economia.
A variedade alimentar é de dar inveja. Há desde o açaí, até a castanha-do-pará ou castanha-do-brasil, que esbanja selênio, mineral importante no combate ao envelhecimento precoce. Espécies menos famosas como o cupuaçu, o buriti e o bacuri tambémconcentram grandes quantidades de nutrientes.
Graças ao extenso número de rios, os nortistas têm o privilégio de ter pescados em abundância e, consequentemente, proteína magra da melhor qualidade.

2 AMAPÁ

Está situado a nordeste da região Norte e tem como limites o Pará a oeste e sul, a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste e o Suriname a noroeste. A capital é Macapá. Ascidades mais populosas são Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.
O Amapá é um dos mais novos estados do Brasil, sendo também o estado brasileiro que possui o maior percentual de seu território ocupado por áreas protegidas. Aproximadamente 72% do seu território são destinados a Unidades de Conservação e a Terras Indígenas.
Seus principais rios são: Amazonas, Jari, Rio Oiapoque, Araguari,Calçoene e Maracá. A maior parte de seu território está contido na Bacia das Guianas.

2.1 Características econômicas de cultivo de alimentos na região

A agricultura no estado é de subsistência. São poucos os investimentos feitos pela administração pública e limitada o ação do setor privado. Para o suprimento da demanda interna, o mercado importa grande parte de seu consumo. Contudo existem boasperspectivas para o desenvolvimento agrícola, devido às condições adequadas de solo e clima, propícios, para o cultivo de culturas temporárias como (arroz, milho, feijão, mandioca, legumes etc...), e culturas permanentes como (pimenta do reino, coco, laranja, limão entre outros).

No Amapá ainda não possui uma pecuária de corte para atender as necessidades do mercado interno. Portanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regiao Norte
  • regiao norte
  • Regiao norte
  • Região Norte
  • Região norte
  • região norte
  • Região norte
  • região norte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!