Alimentação na pré escola

Páginas: 10 (2313 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
ALIMENTAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA.
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia 7561 – Trabalho de Graduação
25/05/2011

RESUMO
Alimentação na pré-escola é o tema deste trabalho, esta que se iniciados 02 aos 06 anos de idade e cabe-nos mostrar e definir a importância e os benefícios que uma boa alimentação traz para o desenvolvimento das crianças, através de proteínas, vitaminas eminerais, entre eles o ferro e o cálcio, evidenciando que para isto desde cedo devemos adquiri-las, sendo o ponto inicial em casa e na pré-escola.

Palavras – Chave: Alimentação, Criança e Pré – Escola.

1 INTRODUÇÃO
A alimentação desde as mais primitivas civilizações tem importância na vida das pessoas, dela obtemos uma qualidade de vida melhor e saudável e sendo essencial para ocrescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde (RODRIGUEZ, 2005).
O Dr. Ruy Mercúrio (2005, p88) afirma que “[...] os maus hábitos alimentares criam doentes. Os bons hábitos alimentares proporcionamsaúde integral”.

Mas atualmente devido à globalização e ao marketing dos produtos os seres humanos estão cada vez mais aptos a consumirem produtos industrializados, e se afastando por si só dos produtos naturais. Estes hábitos são perpetuados por suas gerações, e consequentemente as crianças passam a adquiri-los.

Os doces bem como frituras, refrigerante entre outros aguçam o desejo dacriança, as quais não sabem se alimentar direito e acabam por abusarem de uma alimentação rica em carboidrato, gorduras, açucares sal comprometendo então a sua saúde. Além do papel da família a escola também desempenha uma contribuição significativa na orientação e no aprendizado das crianças a respeito da alimentação, pois este estabelecimento ensina e faz cidadãos para o mundo.

Dando ênfase ao citadoacima podemos perceber que uma má alimentação traz danos a vida de todos, principalmente as crianças que quando não se alimentam adequadamente adquirem seqüelas onde podemos destacar a desnutrição, obesidade entre outros males que poderão aparecer desde hipertensão a diabetes.

A escola por sua vez assume um papel preponderante na formação de bons hábitos alimentares, já que as crianças desdecedo as freqüenta e ali passam a maior parte do tempo. Mas não é só responsabilidade da escola ensinar a comer bem e ensinar a higiene dos alimentos e o que é saudável e o que não é, mas sim pais, familiares, sociedade e governo.

Uma boa alimentação consiste em estabelecer horários para as alimentações que deverão ocorrer de quatro a seis vezes ao dia, ter higiene dos alimentos, a diversificaçãodos que comemos principalmente por frutas esta a qual deve ser ingerida diariamente bem como as hortaliças, e o açúcar e a gordura devem ser consumido pouco já que esta faz grande mal tornando um inimigo e não esquecendo a tranqüilidade na hora das refeições e mastigar bem o alimento.
Posteriormente será discutido a inserção das crianças na pré – escola, mostrando a importância da alimentaçãopara as crianças e os benefícios que esta traz, e o papel dos profissionais responsável pela alimentação e seleção alimentar no ambiente de ensino.
2 A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE NUTRICIONAL DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ – ESCOLAR.
A alimentação designa de produtos naturais ou transformados, ou seja, industrializados, e a “adoção de um comportamento alimentar saudável do pré – escolar e escolar podeser apontado como importante medida de promoção de saúde, com repercussões positiva na vida adulta”. (NEVES, 2005).
Uma alimentação correta e equilibrada busca suprir as necessidades de nutrientes que o organismo precisa para ter uma boa condição de saúde. Lima (2003, p. 43) afirma: “Dize-me o que comes, e eu te direi como é a tua saúde”. Nutrientes são substâncias químicas encontradas em todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alimentaçao escola
  • Pre escola
  • pre escola
  • Alimentação do pré-escolar
  • Alimentacao pre e pos treino
  • projeto alimentação saudavel na escola
  • Alimentaçao saudavel se aprende na escola
  • Alimentação saudavel nas escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!