Alimentação guarani

Páginas: 3 (628 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Alimentação do Povo Guarani
Por tradição, este grupo indígena obtém seus alimentos através da pesca, da caça e do cultivo nas hortas. Todos na aldeia contribuem de alguma formar para alimentação.Mais atualmente, devido a pouca terra que eles ocupam e as más condições ambientais, eles não conseguem retirar todos seus alimentos do meio ambiente. E por isso homens e mulheres da aldeia se dedicam aoutras atividades, como produção e comercialização de artesanato, para obter dinheiro, para comprar alimentos em substituição. Mas ainda assim, homens e mulheres continuam cumprindo com suas tarefaspara proporcionar seus alimentos, principalmente as mulheres, que os preparam.
A dieta dos Guaranis é constituída de peixe, carne, milho (AVAXI), batata-doce (JETY), palmito (JEJY), mandioca (MANJIOou MANDIO), cauim (um tipo de bebida), amendoim (MANDUVIM) e erva- mate. Tudo que é pescado, caçado e produzido é dividido entre todos da tribo. Da alimentação guarani faz parte também frutossilvestres como maracujá, jabuticaba, araçá, cajá e mangaba, além de mel, ovos de pássaros, larvas, gafanhotos, abelhas e formigas.
Normalmente os peixes consumidos são frescos, depois de fervidos em água.No entanto, também são cozidos numa grelha feita de varas de madeira verde (MOQUÉM). As carnes geralmente são grelhadas, exceto a de anta, que é cozida.
O milho é consumido cozido ou assado e semsal. Ele ralado vira um bolo (MBYTA) cozido por baixo e por cima, forrado com folhas de caeté, conhecida entre o povo guarani por (PEGUAO). Forra-se uma forma com as folhas, cobre com milho ralado,puro e tão somente milho ralado, e cobre-se tudo com mais folhas. Tudo bem fechadinho para não cair cinza na massa. Acende-se fogo em cima e em baixo e espera até a massa endurecer. Lembra uma pamonhaassada, sem sal. Mas a brasa confere um saborzinho especial. Com o milho também fazem pamonhas.
O palmito (JEJY) só é consumido em ocasiões de festa. Eles comem cozido ou cru com mel de jataí. Eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o guarani
  • O Guarani
  • O Guarani
  • O Guarani
  • guarani
  • o guarani
  • O Guarani
  • O guarani

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!