Aliena O Fidunci Ria Trabalho

1192 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
Atualmente podemos observar que o poder de compras da população brasileira de forma geral tornou-se maior do que em tempos posteriores, dando condições aos mesmos de conseguir concretizar alguns de seus maiores sonhos. O mercado acompanhando esta tendência tende a criar ou modificar formas de crédito e financiamento que visem atender essa demanda de modo mais simples e minimizando o risco da inadimplência em suas operações, usufruindo assim desta situação para seus próprios propósitos. Entre as principais modalidades de créditos existentes no mercado podemos destacar a alienação fiduciária. Modalidade a qual trataremos de esmiuçar de maneira mais apropriada no trabalho que se segue.

O QUE SIGNIFICA ALIENAÇÃO?
A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto.
Voltada mais especificamente para a área de atuação do administrador, podemos citar os seguintes conceitos para o termo principal já citado:
Alienação de bens - é a transferência de domínio de bens de um indivíduo para terceiros. A alienação de bens é qualquer item de valor econômico de propriedade de um indivíduo, como imóveis, moto, automóvel, barco, computador, filmadora etc., ou corporação, que pode ser convertido em dinheiro.
Os exemplos mais comuns de bens que são alienados são: títulos, contas a receber, estoque, equipamentos de escritório. A partir de uma contabilidade, os bens são divididos nas seguintes categorias: ativo circulante, que são caixa e outros itens, ativos de longo prazo, ativo diferido, que são gastos para o

Relacionados